Escada atinge avião da GOL e causa um rasgo na sua traseira

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sujeita a ventos de mais de 70 km/h, uma escada da Swissport que estava mal presa acabou sendo movida contra uma aeronave e atingiu a cauda de um Boeing da GOL em Guarulhos.

O caso aconteceu hoje, 24 de fevereiro, em torno das 15h, enquanto uma forte chuva atingia o Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde o Boeing 737-800 de matrícula PR-GGD estava parado. O boletim meteorológico do aeroporto apontou ventos de rajada de 39 nós (72 km/h), além de tempestade forte, bem típico de uma chuva de verão.

Segundo relatou ao AEROIN uma pessoa que estava no aeroporto, mas preferiu não se identificar, a escada estava apenas com um dos calços em suas rodas. Os calços servem para impedir a movimentação para trás e para frente da escada.

Com apenas um dos calços, a escada acabou se movimentando com o forte vento e foi em direção à traseira do jato da GOL, que estava parado na posição remota desde que chegou de Campo Grande, em torno de 7h da manhã de hoje.

Fotos enviadas ao AEROIN mostram que o dano foi profundo, sendo possível ver parte da estrutura entrelaçada, na área da porta que dá acesso à Auxiliary Power Unit (APU). A APU é um pequeno motor a turbina que fica na parte de trás da aeronave, e serve para auxiliar na partida, assim como backup em caso de falha elétrica e outras panes.

Aparentemente, o dano não chegou a atingir esta unidade e ficou limitado à porta do equipamento, que é utilizada para acesso do pessoal de manutenção.

Entramos em contato com a GOL para entender melhor o caso, e a empresa informou que “que a cauda de uma aeronave foi danificada por uma escada nesta quarta-feira (24/2), no aeroporto de Guarulhos, durante a chuva que caiu. A aeronave estava parada em área remota, sem Clientes ou tripulantes a bordo”.

dd

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias