Início Acidentes e Incidentes

Escada foi esquecida na pista de pouso enquanto 3 aviões com 406 pessoas pousaram

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Parece uma história inacreditável, mas três aviões pousaram numa pista que tinha, bem em seu meio, uma escada amarela bem chamativa.

Boeing 757 da TUI – Divulgação

O caso aconteceu em setembro do ano passado no Aeroporto de Birmingham, na Inglaterra, às 22h no horário local. Um veículo de manutenção levou técnicos para arrumarem a luz de uma das cabeceiras e, em certo momento passou pela pista principal de pouso.

Após a camionete sair da pista, um Boeing 737-800 da Ryanair teve seu pouso autorizado. O jato pousou normalmente e saiu da pista. Em seguida, veio outro jato do mesmo modelo, mas da empresa aérea Jet2, que pousou normalmente e, ao sair da pista, disse à torre de controle que viu “algo diferente na cabeceira”.

Ao ouvir isso, a tripulação da Ryanair reportou o mesmo acontecido para o controlador de tráfego aéreo. Sem saber o que exatamente era, o controlador perguntou ao próximo avião para pouso, um Boeing 757 da TUI Airways, se ele se sentia confortável em pousar após os relatos das tripulações dos 737, e ele disse que sim e iria prestar atenção para ver se via algo.

O 757 pousou normalmente e a tripulação acabou vendo que realmente tinha algo no final da pista, e que estava bem no meio dela, e que era uma escada.

Ao receber esta informação, a administração do aeroporto mandou veículos para efetuarem uma vistoria imediata, durante a qual foi encontrado a escala amarela fluorescente de 2 metros de altura, caída e esquecida pelo motorista do veículo de manutenção que passara mais cedo.

A bordo de todos os aviões, somados, estavam 406 passageiros e 20 tripulantes, e por sorte nada aconteceu. O AIBB, órgão britânico que investiga acidentes aéreos, concluiu que por muito pouco não aconteceu um FOD – Foreign Object Damage.

Esta sigla significa em português Dano Causado por Objeto Estranho, que não deveria estar ali. Uma escada na cabeceira, no caso de um toque mais próximo ao início da pista, poderia ser ingerida por um dos motores dos aviões ou atingir o trem de pouso, tendo consequências catastróficas.

A investigação apontou que a escada não estava bem colocada na camionete, já que era bem maior que a sua caçamba. Sendo assim a AIBB recomendou que medidas sejam tomadas para assegurar que os equipamentos não caiam, assim como seja verificado algum objeto deixado após um trabalho próximo da área de movimentação.

Acima, a foto da AIBB de uma escada similar na camionete do aeroporto, uma Nissan Navara (Frontier). É possível ver o excesso lateral que o equipamento causa e como é fácil ele cair.

Sair da versão mobile