Escola de aviação da KLM agora treina pilotos com aviões elétricos

eFlyer – Imagem: KLM Flight Academy

A KLM Flight Academy está comemorando seu 75º aniversário este ano. No último dia 22 de setembro, a escola de voo anunciou seus primeiros passos concretos rumo à aviação sustentável. Isso porque, no treinamento básico da escola, os pilotos serão treinados em pequenas aeronaves elétricas. 

Bart de Vries, diretor da KLM-FA explica: “O voo elétrico é uma alternativa promissora justamente para a nossa operação, com aeronaves de peso e duração de voo limitado. A E-Flight Academy é a primeira escola de voo elétrico na Europa a assumir a liderança nesse tipo de treinamento de pilotos, portanto, estamos felizes em colaborar com o planeta. Além disso, temos hoje opções garantidas para a próxima geração de aeronaves de treinamento elétrico, que estão sendo desenvolvidas nos EUA e devem estar disponíveis dentro de alguns anos”.

Conforme informa nosso parceiro Avicionline, a E-Flight Academy, localizada no Aeroporto de Teuge, perto de Apeldoorn, é a primeira escola de voo na Europa onde as aulas são dadas na primeira aeronave elétrica totalmente certificada: o Pipistrel Velis Electro. 

A aeronave – facilmente identificável pelo ‘E’ azul na cauda – voa diariamente sem emissões e não causa quase sem nenhum incômodo para o meio ambiente. A KLM-FA e a E-Flight Academy decidiram trabalhar juntas para fortalecer uma à outra, desenvolvendo ainda mais o voo elétrico e aumentando o suporte para ele.

Evert-jan Feld, cofundador e chefe de treinamento da E-Flight Academy acrescenta: “Na E-Flight Academy, acreditamos em um mundo com espaço aéreo silencioso e limpo, no qual todos podem e desejam continuar voando. Tornar a aviação mais sustentável não é uma tarefa fácil e acho que esta colaboração com a KLM-FA é um passo fantástico na direção certa. Esperamos apresentar o maior número possível de jovens pilotos ao voo elétrico. Porque experimentar é acreditar”.

Aeronave elétrica eFlyer

Para poder realizar a maior parte, senão a totalidade, do treinamento de voo profissional em aeronaves elétricas, são necessárias aeronaves com maior alcance de voo e peso máximo superior. Elas não estão disponíveis no momento, mas os desenvolvimentos estão avançando rapidamente. 

A pioneira nisso é a empresa Bye Aerospace, dos Estados Unidos, que está desenvolvendo o eFlyer 2 para duas pessoas e o eFlyer 4 para quatro pessoas. Espera-se que essas aeronaves sejam certificadas pelas autoridades de aviação dos EUA e da Europa entre 2022-2024.

A KLM Flight Academy garantiu uma encomenda para 14 dessas aeronaves de treinamento (6 de dois lugares e 8 de quatro lugares), garantindo assim que poderá comprar essas aeronaves após o início da produção. 

“A eFlyer é um desenvolvimento promissor e a Bye Aerospace é uma empresa ambiciosa, com muita força inovadora. Não queremos ficar na fila. Com a chegada dessas aeronaves, poderemos dizer adeus à nossa aeronave monomotora a combustão, o que significa que limitaremos fortemente nossas emissões de CO2 e reduziremos significativamente a poluição sonora”, comenta de Vries.

Combustível sustentável

O KLM-FA também usa para treinamento bimotores do tipo Diamond DA-42. Ao contrário da maioria das aeronaves pequenas, esses aviões voam com querosene, que também é abastecido por aeronaves comerciais. Uma grande vantagem disso é que eles também são adequados para o uso de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF). 

A KLM Flight Academy espera que o SAF se torne suficientemente disponível nos próximos anos, também no Aeroporto de Groningen Eelde, na Holanda, para que a operação DA-42 também possa ser realizada de forma sustentável. 

Com informações da KLM Flight Academy

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

O 1º avião A321XLR da história dá um grande passo para...

0
A primeira aeronave de teste de voo da história do novo modelo A321XLR da Airbus deu um grande passo nesta semana para se tornar realidade.