Início Acidentes e Incidentes Escorregadeira de emergência de avião da American sai voando após a decolagem

Escorregadeira de emergência de avião da American sai voando após a decolagem

Um jato Airbus da American Airlines decolou de Miami mas precisou logo retornar após uma escorregadeira ter “fugido” em pleno voo.

O voo AA-2878, operado pelo Airbus A321 de matrícula N908AA, tinha acabado de decolar de Miami na última segunda-feira, dia 14 de junho, quando um odor foi sentido na cabine de passageiros.

Junto com o cheiro estranho, os passageiros ouviram um estouro, quando a aeronave cruzava 16 mil pés de altitude (4,86 km). Prevendo algo pior, a tripulação decidiu por retornar para Miami, dando a meia-volta e pousando o jato 40 minutos após a decolagem.

Trajetória do voo após o acionamento da escorregadeira – RadarBox

O pouso ocorreu com segurança e a aeronave conseguiu taxiar sem problemas até o ponto de parada. Ao chegar no pátio, foi notado que um painel externo estava faltando. Esse painel fica logo abaixo da segunda porta dianteira do lado direito do A321, e serve para guardar a escorregadeira de emergência, utilizada pelos passageiros em casos de evacuação e que também se transforma em um bote inflável em caso de pouso na água.

O acionamento inadvertido dela em voo foi a causa do estrondo e também do odor, provavelmente causado pelos mecanismo de ignição, para que escorregadeira fosse expulsa para fora e inflada no menor tempo possível.

Não é a primeira vez que isto acontece com um Airbus A321 e nos EUA, já que ano passado um caso similar ocorreu na Rússia e em 2019 um 767 da concorrente Delta também teve o mesmo tipo de problema.

O acionamento inadvertido da escorregadeira é algo “comum” em solo, principalmente causado por falhas de algum funcionário, mas também existe o acionamento proposital, como foi o caso deste 747:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile