Espanha já permite a entrada de vacinados, mas brasileiros ainda não

O primeiro país da União Europeia (UE) a liberar a entrada de passageiros vacinados, na vanguarda do “novo normal”, é a Espanha, mas ainda barrará brasileiros.

Avião Iberia A330

A decisão, publicada no último dia 4, estabelece os critérios para os vacinados estrangeiros entrarem no país. Elas incluem o tipo de vacinas permitidas, que são as aprovadas pela OMS ou pela UE, incluindo Pfizer–BioNTech, Moderna, AstraZenec -Oxford, Johnson & Johnson, Sinopharm e CoronaVac. Todas as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil e que chegarão nos próximos meses estão inclusas.

Outro requisito é ter pelo menos 14 dias desde a segunda dose, com exceção da Johnson & Johnson que é dose única, mas aí o prazo conta a partir da primeira dose para a imunização estar completa no organismo da pessoa.

Apesar das boas notícias, os brasileiros que já foram completamente imunizados ainda não podem viajar. Em uma rápida consulta ao sistema TIMATIC da IATA, que é a referência para requisitos de entrada e passagem por países em voos, fica claro que o Brasil foi umas das poucas exceções a essa regra.

Segundo a IATA, “os viajantes não podem estar vindo do Brasil”, sem citar outro país. Mas jornais locais apontam que a restrição também inclui a África do Sul e a Índia, que estão com alto índice de infecção, igual ao Brasil.

A decisão sobre passageiros vacinados vale até o final do mês, quando será revisada, podendo ser uma mudança positiva ou negativa para o Brasil. Pouco antes disso, no dia 22, expira a proibição de entrada de brasileiros (com exceção dos residentes, pessoas em trânsito e ou que possuam familiares no país).

Até lá os voos de São Paulo para Madri levarão apenas espanhóis, brasileiros naturalizados ou residentes, e familiares diretos.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Senadores ficam enfurecidos com plano de segunda pista no Aeroporto de...

0
Representantes do governo disseram entender as razões dos senadores catarinenses, mas não se comprometeram com a realização da obra.