Esquadrão Zagal, que vigia o espaço aéreo do Brasil, comemora 35 anos

Imagem: 3S Alexsandro / DECEA

Em agosto de 2021, o 5º/1º GCC – Esquadrão Zagal terá comemoração em dobro: o aniversário de 35 anos de criação (Jubileu de Coral) e o recebimento da tão sonhada sede dentro da Base Aérea de Porto Velho.

O empreendimento da nova sede do 5º/1º GCC tem instalações de alto nível e muito mais adequadas para as atividades administrativas, operacionais e técnicas do Esquadrão Zagal, tão importantes para o sucesso no cumprimento de sua missão.

Nova sede – Imagem: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) / DECEA

O 5º/1º GCC é responsável por operar um radar de aproximação transportável (PAR2000T), que atua na vigilância do espaço aéreo brasileiro. Alocado junto a uma unidade operacional de defesa aérea, o Zagal colabora no treinamento dos controladores de tráfego aéreo e contribui para a segurança de voo nas aproximações para pouso em caso de condições meteorológicas adversas.

Nesses 35 anos de história, o Esquadrão Zagal participou ativamente de várias operações e exercícios militares, sempre em busca do cumprimento da missão, do aperfeiçoamento das estratégias militares e das inovações tecnológicas.

Imagem: Revista Aeroespaço Zagal 35 anos

Sua visão é ser reconhecido, no âmbito da Força Aérea Brasileira, pela excelência no emprego técnico-operacional de Sistemas Radar Transportáveis, atendendo às necessidades do DECEA em prol da FAB.

No próximo dia 13 de agosto, o  5º/1º GCC vai comemorar os 35 anos de criação e, como homenagem, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) produziu uma edição especial da revista Aeroespaço digital, publicada na plataforma ISSUU. Vale conferir a história e as conquistas do Esquadrão Zagal. Você pode acessar a edição especial da Revista Aeroespaço Zagal 35 anos clicando aqui.

Informações do DECEA

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião colide com bando de garças, motor pega fogo e tem...

0
Hoje não foi um dia de sorte para um Boeing 737 da Ryanair, que foi atingido por um bando de garças enquanto pousava na Itália.