Essa é a primeira companhia aérea a ter uma frota só de Airbus A220

Avião Bombardier CS300 Airbus A220-300 airBaltic
Airbus A220-300 da airBaltic – Foto: Andreas Spaeth – Airways Magazine

Da Letônia para o mundo, a airBaltic tem ficado famosa por seus aviões serem usados em tours da Airbus ao redor do mundo, servindo como uma espécie de cartão de visita do modelo A220. Com isso, fotos de seus aviões são comuns em publicações aeronáuticas. De fato, a parceria entre a companhia aérea letã e a fabricante tornou-se visceral depois que a operadora resolveu padronizar sua frota para somente operar o jato regional europeu.

E hoje, sete anos após o primeiro voo do A220, a companhia aérea se tornou a primeira a operar uma frota somente desse modelo no mundo. Isso porque todos os seus turboélices De Havilland Dash 8-400 já foram retirados de operação. Enquanto isso, 25 A220-300 já foram entregues, o primeiro dos quais entregue há quatro anos, em 28 de novembro de 2016 e o mais novo nessa semana, em 15 de dezembro de 2020.

Anos atrás, na época da encomenda, o jato ainda pertencia à família CSeries da canadense Bombardier e incluiu um pedido para 30 aeronaves. Com a compra da linha do CSeries pela Airbus, a airBaltic manteve seu pedido de aeronaves e estreitou a relação com a fabricante.

As aeronaves A220-300 da airBaltic têm um total de 145 assentos e oferecem uma experiência de voo mais cômoda, com benefícios para os passageiros como assentos mais largos, janelas maiores, mais espaço para bagagem de mão na cabine, banheiros aprimorados e outros. A nova aeronave também é muito mais silenciosa – com uma pegada de ruído quatro vezes menor do que jatos de séries anteriores. 

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias