Esse jato executivo ganhou um prêmio internacional por seu design interno

Jatos executivos são estão dentre os principais sonhos de consumo de empresários bem sucedidos em seus negócios e que precisam de uma alternativa rápida para se deslocar, obviamente, com muito luxo. E no mundo do luxo ainda há aqueles produtos que ganham prêmios por se destacarem dos demais.

Dessa forma, o novo Falcon 6X da Dassault Falcon ganhou recentemente o International Yacht & Aviation Award (IYAA), importante prêmio internacional, pelo design de interiores, reforçando o nível único de conforto e amplitude oferecido pelo jato bimotor de maior cabine. O 6X irá estabelecer uma nova referência na indústria para o conforto de cabine, desempenho de longo alcance e eficiência de voo, com a maior seção transversal de cabine entre os jatos executivos construídos.

“Este prestigioso prêmio reflete a forma inovadora como o nosso estúdio de design interno concebeu a cabine do Falcon 6X, o que implicou ir muito além da simples melhoria da decoração interior da aeronave”, disse Eric Trappier, Presidente & CEO da Dassault Aviation.

Para por em contexto, a cabine do Falcon 6X tem 1,98m de altura e 2,58m de largura – o mais alto e mais largo de todos os jatos comerciais construídos – e 12,3m de comprimento. Ele transporta de 12 a 16 passageiros com assentos individuais em três lounges separados. Sua capacidade de alcance de 5.500 milhas náuticas permite ligar rotas longínquas, como Paris a Tóquio ou Los Angeles a Moscou.

Por que ganhou o prêmio

O design sensorial gere o ar, a luz e o som de forma inovadora para maximizar a saúde e o bem-estar. No Falcon 6X, isto desempenhou um papel fundamental na seleção de materiais, texturas e acabamentos, na colocação de mobiliário, na definição de iluminação interior, projeto de cores e na concepção de contornos de cabine.

As linhas ininterruptas da cabine, o design inovador do mobiliário, as superfícies de descarga e a tecnologia embutida proporcionam um interior aconchegante e sem complicações, concebido para aumentar a sensação de amplitude, facilitar a produtividade e o relaxamento durante longas viagens intercontinentais.

As áreas estofadas em toda a cabine são cobertas com tecidos microperfurados, entrelaçados, projetados em 3D e concebidos para oferecer proteção contra micróbios e absorver o som. Os materiais e os acabamentos são otimizados para absorver ou refletir a luz de uma forma que assegure uma viagem relaxante e agradável. A iluminação ambiente com controle inteligente varia os padrões de cor de acordo com o tipo de atividade, hora do dia e estação do ano.

Casulo

Os passageiros sentam-se numa espécie de “casulo” ergonômico, onde todas as funções electrônicas estão ao alcance das mãos. Os controles embutidos iluminam-se quando uma mão está perto e escurecem quando não estão sendo utilizados. Bolsos de carregamento laterais aceitam dispositivos pessoais de diferentes tipos e tamanhos. Braços retráteis patenteados possibilitam segurar tablets, liberando as mãos para outras atividades, como
fazer suas refeições, por exemplo.

A cabine tem 30 janelas grandes, com quase 3,2 metros quadrados de vidro – maior do que qualquer outra aeronave da sua classe -, que permite iluminar a cabine do 6X com luz natural, ao mesmo tempo que proporciona uma vista sem precedentes do solo. Uma claraboia, a primeira na aviação de negócios, ilumina a “galley”, uma área normalmente mais escura.


Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias