Esses são os últimos aviões Tupolev TU-154 ainda voando no mundo

Foto de wc, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia

Nessa semana, o mundo viu o último voo comercial com passageiros civis de um avião do modelo Tupolev TU-154, um jato de três motores desenvolvido durante a era soviética. O último voo foi uma operação doméstica realizada pela empresa aérea russa Alrosa.

No entanto, explorando nossos bancos de dados e outros de terceiros contendo inventários de todas as aeronaves do mundo, descobrimos que existem ainda três dezenas de trijatos TU-154 ainda ativos e voando pelo mundo, o que você confere na análise exclusiva abaixo.

Dos 31 jatos, 30 são de governos e apenas um é “civil” pertencendo às indústria aeronáutica HESA, do Irã. Os demais, atuam em diferentes missões, servindo aos governos da Rússia (17 jatos), China (8), Cazaquistão (3), Quirguistão, Irã e Coreia do Norte (1 cada).

Confira a lista completa:

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Airbus A330-900 A330neo Azul Linhas Aéreas Rosa

Começa a voar o maior avião rosa da Azul Linhas Aéreas

0
Com um longo voo de 3 horas e 21 minutos, ganhou o céu pela primeira vez o maior avião rosa da história da Azul Linhas Aéreas.