Início Variedades Estados Unidos alerta que cidadãos podem não ter apoio do país se...

Estados Unidos alerta que cidadãos podem não ter apoio do país se ficarem no exterior

O Departamento de Estado dos EUA alertou seus cidadãos nessa quinta-feira (19) sobre o risco de ficarem sem qualquer apoio do país se permanecerem no exterior ao longo da crise da COVID-19.

O Departamento atualizou seu aviso global de viagem para Nível 4, no qual destaca que ninguém deve viajar para fora dos Estados Unidos, e que quem está fora deve retornar imediatamente para sua terra natal.

“Muitos países estão enfrentando surtos de COVID-19 e implementando restrições de viagem e quarentenas obrigatórias, fechando fronteiras e proibindo a entrada de não-cidadãos com pouco aviso prévio”, disse o documento do Departamento.

“As companhias aéreas cancelaram muitos voos internacionais e várias operadoras de cruzeiros suspenderam as operações ou cancelaram viagens. Se você optar por viajar internacionalmente, seus planos de viagem poderão ser gravemente interrompidos e você poderá ser forçado a permanecer fora dos Estados Unidos por um período indeterminado.”

Apesar de ser apenas recomendação, e não imposição, a mudança, que antes no Nível 3 sugeria para as pessoas reconsiderarem suas viagens, agora alerta que muitos países podem ter os Consulados americanos fechados, deixando os cidadãos sem apoio.

No fim de semana passado, o Departamento de Estado “autorizou a saída de qualquer posto diplomático ou consular no mundo de funcionários e familiares norte-americanos que tenham sido medicamente determinados a correr maior risco de um resultado ruim se expostos ao COVID-19”.

Ou seja, os fechamentos se darão nos casos em que os EUA avaliarem que as condições da crise e dos hospitais do país não forem adequados para a segurança da saúde dos funcionários dos consulados.

Antes da pandemia de coronavírus, o aviso de viagem de nível 4 havia sido usado com moderação em apenas alguns países, incluindo Síria, Irã, Iêmen e Coreia do Norte, e não de forma global.

Sair da versão mobile