Estados Unidos darão uma mão para melhorar a segurança da aviação mexicana

Avião Boeing 787-8 AeroMexico

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) informou que prestará assistência à Agência Federal de Aviação Civil do México (AFAC) para ajudar o país a recuperar sua classificação de segurança de Categoria 1, anunciou o Ministério de Comunicações e Transporte do México.

A FAA rebaixou a classificação de segurança do México para Categoria 2 em maio, após uma auditoria que revelou várias infrações contra os padrões mínimos de segurança estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). 

Na prática, o rebaixamento significa que as companhias com bandeira dos Estados Unidos não têm mais permissão para adicionar novas rotas ao México, nem podem compartilhar o código em voos operados por companhias mexicanas, embora possam manter voos existentes para o país. Da mesma forma, novos voos do México aos EUA, por empresas mexicanas, não são autorizados.

A recuperação da Categoria 1 é uma prioridade para garantir os interesse do turismo e de todo ecossistema dos transportes aéreos e serviços aeroportuários. Por conta disso, a FAA disse que quer colaborar com o restabelecimento da classificação máxima de segurança e assinou um memorando de entendimento (MoU) em 23 de julho, segundo o qual enviará um grupo de especialistas ao México em agosto. 

Eles farão uma revisão técnica para determinar se a supervisão de segurança do AFAC está em conformidade com os padrões mínimos exigidos nos Anexos Um, Seis e Oito da Convenção sobre Aviação Civil Internacional (Convenção de Chicago), da qual o México faz parte desde 1994. Os especialistas da FAA redigirão um relatório de suas análises e recomendações. 

Em paralelo, a autoridade mexicana disse que deixará o público de seu país informado dos avanços nos trabalhos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias