O estranho Airbus Beluga também não escapou dos ventos da tempestade Ciara

Muitos têm sido os vídeos de aeronaves dos mais variados tamanhos sofrendo com os fortes e inconstantes ventos da tempestade Ciara. Muitas também têm sido as arremetidas, ocorrendo em meio às aproximações para pouso que mais parecem uma descida de montanha-russa. E quem também acabou flagrado em uma arremetida ao abortar a aproximação foi o estranho avião especial Beluga da Airbus.

Avião Airbus A300-608ST Beluga Vídeo Arremetida

O gigante Airbus Beluga, uma versão especialmente modificada do modelo A300-600 para transportar partes de aviões em seu interior, fez várias tentativas de pousar em Chester, na Inglaterra, durante as fortes rajadas de vento da tempestade Ciara nessa terça-feira, 11 de fevereiro.

Moradores viram a enorme aeronave circulando acima de suas casas, enquanto o piloto se mantinha pelos arredores do aeroporto local entre as tentativas de pouso.

No final, o avião com sua famosa aparência da baleia de mesmo nome foi desviado para o aeroporto John Lennon, em Liverpool, um pouco ao norte do destino original.

O A300-608ST de matrícula F-GSTD estava cumprindo o voo de número BGA114D, da base da Airbus em Toulouse, na França, onde é feita a montagem final de muitos dos aviões da fabricante, para o Aeroporto Chester Hawarden, um dos locais onde são construídas as asas.

FlightRadar24 Voo Arremetida Beluga Ventos Ciara
O voo do Airbus Beluga indo para Liverpool – Imagem: FlightRadar24

Os dados do site de rastreamento FlightRadar24 mostram o avião tentando quatro pousos no aeroporto Hawarden antes de desviar para Liverpool. A primeira tentativa foi pela cabeceira 22 da pista de Chester, as duas seguintes foram pela cabeceira 04 no sentido contrário, e a última novamente pela 22.

As rajadas de vento no aeroporto de Hawarden estavam por volta dos 34 nós (63 km/h), já bastante abaixo dos picos de mais de 100 km/h do último final de semana, mas ainda fortes o suficiente para causar muita instabilidade nas aproximações do Beluga.

Confira a arremetida no vídeo a seguir (ele abre em outro site), e logo abaixo (ou clicando aqui) conheça também mais detalhes da nova versão Beluga XL que começou a operar pouco tempo atrás.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.