Início Acidentes e Incidentes Estrondos sônicos são ouvidos após Airbus A320neo perder comunicação sobre a Alemanha

Estrondos sônicos são ouvidos após Airbus A320neo perder comunicação sobre a Alemanha

A situação não é inédita e nem mesmo tão rara, mas sempre assusta muitas pessoas em solo, como se fosse a primeira vez a cada vez, já que acontece de forma inesperada.

Nesta última sexta-feira, 22 de outubro, um caso de perda de comunicação durante o voo de um Airbus A320neo sobre a Europa levou a mais um relato de pessoas em solo surpreendendo-se com estrondos sônicos (“sonic boom”) de caças militares.

A aeronave envolvida, segundo relata o The Aviation Herald, foi a registrada sob a matrícula 9K-CBH, operada pela companhia aérea árabe Jazeera Airways, baseada no Kuwait, quando fazia um voo de Kuwait City para Londres, na Inglaterra.

O A320neo cruzava o espaço aéreo da Alemanha no nível de voo 360 (36 mil pés de altitude, ou cerca de 11 mil metros) no final da tarde quando o controlador de tráfego aéreo não recebeu resposta dos pilotos ao fazer contato pela frequência de comunicação.

Diante do fato, dois caças supersônicos Eurofighter foram despachados para interceptar a aeronave e avaliar o que poderia estar ocorrendo. Ao partirem e acelerarem para rapidamente atingir alta velocidade, estrondos sônicos foram ouvidos em Rhein-Main, a região metropolitana de Frankfurt, quando os jatos militares ultrapassaram a barreira do som.

O momento em que o A320neo sobrevoava a Alemanha e os caças partiram – Imagem: RadarBox

Casos de ausência de resposta na frequência de comunicação podem significar desde uma perda de consciência dos tripulantes por algum problema até um sequestro do voo, portanto, é procedimento padrão o envio de caças para se aproximarem da aeronave e efetuarem uma avaliação.

Apesar da situação de alerta, sabe-se que a comunicação entre os pilotos e o controlador foi restabelecida, porém, não há maiores detalhes que indiquem em que momento ocorreu a normalização, se antes ou após a chegada dos caças, ou qual teria sido o motivo, se uma falha técnica ou um erro dos pilotos, por exemplo.

A Luftwaffe, Força Aérea da Alemanha, confirmou depois que dois Eurofighters foram despachados e causaram estrondos supersônicos por volta de 17:10 do horário local para interceptar uma aeronave que havia perdido comunicação de rádio.

Sair da versão mobile