Estudantes do interior de SP testam projeto de reflorestamento por meio de drone

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O drone adaptado para o projeto – Imagem: FEBRACE

Olhando no Google Maps, três estudantes da ETEC de Fernandópolis (SP) notaram que a cidade vinha perdendo áreas verdes. Ano após ano, isso ficava evidente nas imagens. Também constataram que a mudança deste cenário exigia mais do que os esforços que a prefeitura conseguia fazer. Foi aí que tiveram a ideia de criar o projeto de um drone, capaz de semear áreas inóspitas.

O projeto é um dos finalistas da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2021), que acontece entre 15 de 26 de março pela Plataforma FEBRACE Virtual.

O resultado foi uma aeronave autônoma, com um reservatório para sementes acoplado. A portinhola que libera as sementes é movida por um motor. A ‘inteligência’ do sistema, assim como o projeto do reservatório e outros componentes, foi toda desenvolvida pelos estudantes, que pesquisaram ainda quais seriam as sementes mais promissoras para este tipo de plantio.

“Nós também colocamos uma cápsula para envolver a semente junto com nutrientes, de forma a ajudar no desenvolvimento da planta”, conta a estudante Julia Victoria Bonifacio Cabrieira, integrante da equipe ao lado de Artur Enrico Polizelle e Mateus Dias Zanelli.

Segundo ela, a primeira semeadura aérea foi feita em uma área anexa ao estádio esportivo Beira Rio da cidade. O resultado dessa ação ainda será avaliado, mas, em testes de laboratório, as sementes brotaram, mesmo com pouca água. A proposta agora, segundo Julia, é fazer melhorias no projeto para colocar o produto no mercado.

Na FEBRACE, esse projeto é um dos 345 finalistas, desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País, com a participação de 482 professores, que atuaram como orientadores dos projetos. No total, foram cerca de 1.250 projetos inscritos, submetidos por mais de 4 mil estudantes, diretamente ou por meio de uma das 75 feiras afiliadas.

Os projetos finalistas serão julgados e premiados pela criatividade e rigor científico. A cerimônia de premiação será no dia 27/3 com transmissão pelo Youtube.

Até lá, a FEBRACE pode ser visitada virtualmente através de sua plataforma digital clicando aqui.

Informações da FEBRACE

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Foi inaugurado no Chile o primeiro radar de tráfego aéreo 100%...

0
Hoje, 24 de abril de 2024, a Direção Geral de Aeronáutica Civil – DGAC, instituição pública encarregada de regular e fiscalizar a atividade aérea