“Eu tenho Covid”, diz passageiro minutos antes do avião decolar, levando voo ao caos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto aeroprints.com, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Um voo doméstico da companhia aérea indiana IndiGo, de Delhi para Pune, ficou envolto em caos na última quinta-feira (4) e teve que voltar ao portão quando já estava prestes a decolar. Tudo isso porque um dos passageiros declarou tardiamente que havia recebido seu relatório de teste de Covid cujo resultado era positivo.

Segundo o Times of India, o homem foi então desembarcado e entregue às autoridades de saúde no aeroporto de Delhi. Os passageiros de certas filas tiveram que descer primeiro e esperar em um ônibus, por segurança. Enquanto isso, os demais passageiros foram levados para o terminal.

Depois disso, os assentos tiveram que ser desinfetados com suas coberturas trocadas antes que o voo pudesse estar pronto para decolar novamente, algo que foi acontecer novamente cerca de 90 minutos depois.

Funcionários do aeroporto disseram que o incidente ocorreu no voo 6E-286. A IndiGo, porém, não confirmou quantos passageiros ou membros da tripulação estavam a bordo da aeronave e quantos estiveram em contato direto com o homem infectado. Ao jornal indiano, a IndiGo se recusou a comentar o incidente. 

“A tripulação relatou imediatamente o fato ao piloto que, por sua vez, alertou o controle de tráfego aéreo e solicitou o retorno ao local de estacionamento. A aeronave, que já havia alcançado a pista, teve permissão para retornar e estacionou de volta às 17h40. Enquanto isso, a equipe médica do aeroporto foi informada e chegou à aeronave, já que o passageiro foi desembarcado de acordo com os procedimentos operacionais estabelecidos pelo ministério da saúde”, disse um funcionário do aeroporto de Delhi, que não quis se identificar. “Foi realizada uma fumigação completa. Todos os pontos de contato foram higienizados e o avião foi limpo”, completou.

Enquanto os passageiros esperavam a decolagem novamente, eles receberam batas e EPIs para usar durante todo o voo. A mídia indiana destaca que os passageiros também apreciaram os esforços e a hospitalidade da companhia aérea, pois a tripulação da cabine lhes forneceu bebidas.

O passageiro Covid-19 positivo foi enviado para as instalações do Hospital Safdarjung de Delhi por meio de uma ambulância. 

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias