Início Regulamentação

EUA acusa a Air Canada de 5.110 violações da Lei Americana

Foto: Air Canada

O Escritório de Proteção ao Consumidor da Aviação (OACP) do Departamento de Transporte dos EUA anunciou que entrou com uma reclamação formal contra a Air Canada a um Juiz de Leis Administrativas (ALJ) sobre a falha da transportadora em fornecer reembolsos em tempo hábil para milhares de consumidores que os solicitaram para voos de ou para os Estados Unidos. O OACP está buscando uma multa civil de US$ 25.550.000 por atrasos extremos da Air Canada no fornecimento dos reembolsos necessários.

O valor da multa civil é baseado em uma variedade de fatores, como o dano ao consumidor causado pelas violações. A penalidade também tem o objetivo de dissuadir a Air Canada e outras companhias aéreas de cometer violações semelhantes no futuro. 

Quando uma transportadora cancela ou altera significativamente um voo de ou para os Estados Unidos, a companhia aérea é responsável por fornecer reembolsos, mediante solicitação, de acordo com a legislação dos EUA. As companhias aéreas têm sete dias para reembolsar os passageiros a partir da data da solicitação para voos comprados com cartão de crédito e 20 dias para voos comprados com dinheiro.  

Os pedidos de reembolso dispararam durante a pandemia de COVID-19. Em maio de 2020, a OACP anunciou que usaria seu critério de fiscalização para acomodar as companhias aéreas que precisavam de um pouco mais de tempo do que o normal para processar reembolsos devido ao alto volume de solicitações, desde que as companhias aéreas estivessem fazendo um esforço de boa fé. Segundo o DOT, a Air Canada não fez esses esforços de boa fé. Em vez disso, por quase um ano após o anúncio do aviso de aplicação de maio de 2020, a Air Canada continuou sua política de não reembolso em violação da lei dos EUA. 

De 1º de março de 2020 até o presente, a OACP recebeu, por meio de seu portal de reclamações, mais de 6.000 reclamações contra a Air Canada de consumidores que descrevem ter tido negados reembolsos de voos que a transportadora cancelou ou alterou significativamente. O OACP também recebeu 89 reclamações sobre este assunto através do boletim do DOT em www.regulations.gov. Na reclamação apresentada ao ALJ, o OACP afirma que a Air Canada cometeu um mínimo de 5.110 violações e os passageiros esperaram de 5 a 13 meses para receber o reembolso.  

A OACP também está investigando ativamente as práticas de reembolso de outras companhias aéreas americanas e estrangeiras que voam de e para os Estados Unidos. A ação de fiscalização será tomada nesses casos, conforme apropriado.   

A Air Canada é obrigada a apresentar, no prazo de 15 dias, uma resposta à reclamação admitindo ou negando específica e detalhadamente cada alegação da reclamação e respondendo à avaliação proposta de penalidades civis. 

O Aviso de Procedimentos de Execução da OACP e outros materiais relacionados podem ser encontrados em www.regulations.gov , súmula DOT-OST-2021-0073.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile