EUA alerta pilotos sobre risco de terem seus aviões atingidos por mísseis terra-ar na Etiópia

O governo americano alertou pilotos sobre o risco de serem atingidos ou estarem próximos de mísseis terra-ar quando voarem na Etiópia.

O alerta emitido pela FAA, Administração Federal de Aviação dos EUA, é direcionado para os pilotos que operam no Aeroporto de Adis Abeba, capital e maior cidade da Etiópia. Segundo a mensagem, revelada pela Al Jazeera, os aviões poderiam “ser expostos direta ou indiretamente a tiros de armas em solo e/ou mísseis terra-ar em Adis Abeba”.

O motivo por trás da ameaça é a guerra que vem sendo travada entre o governo etíope e a Frente Popular de Libertação de Tigré, uma força revolucionária e política que tem avançado pelo país, chegando cada vez mais perto da capital.

O alerta também fala para que cidadãos americanos saiam do país o quanto antes, com temor do conflito aumentar e chegar na capital.

Apesar dos avisos, a FAA sinaliza que os aviões civis em si não são um alvo, mas podem sofrer danos colaterais durante o conflito.

Do Brasil, existem voos comerciais regulares de São Paulo para Adis Abeba, operados pela Ethiopian Airlines e a rota continua a operar normalmente. Também não há relatos de suspensão dos voos por companhias estrangeiras na Etiópia.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Sistema de alerta de proximidade com o solo evitou possível colisão...

0
Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o 737-800 fez três aproximações até o pouso. Na primeira, houve arremetida a