EUA está recrutando gamers para serem controladores de tráfego aéreo

As habilidades dos jogadores de videogames estão sendo bem vistas pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), e isso ficou evidente após uma campanha lançada na semana passada. Ao iniciar o processo para recrutar sua próxima geração de controladores de tráfego aéreo, a autoridade de aviação americana lançou uma abordagem direcionada diretamente aos gamers.

Num dos vídeos da campanha denominada “Suba de Nível na sua carreira – torne-se um controlador de tráfego aéreo”, a FAA compartilha o depoimento de Marcus Brice (vide abaixo), controlador de tráfego aéreo da Base Aérea de Andrews, que coordena decolagens e pousos do Air Force One quase que diariamente.

Ele falou sobre como suas habilidades, aprimoradas pelos videogames, são úteis nos aeroportos e como elas lhe ajudaram a conseguir trabalhar coordenando grandes quantidades de voos.

Brice contou que a atenção a detalhes, antecipação aos movimentos e decisões rápidas, habilidades potencializadas por jogos eletrônicos, são fundamentais para os controladores de tráfego aéreo. Ele diz também que o controle de tráfego aéreo é muito parecido com certos jogos e que é realizador saber que algo que gosta está sendo transformado em benefícios ao mundo real.

No programa da FAA, está a expectativa de contratar 4.300 novos controladores de tráfego aéreo nos próximos 5 anos, com forte recrutamento voltado para os gamers, mulheres e minorias. O salário médio anual para controladores de tráfego aéreo é pouco mais de US$ 138.000 (aproximadamente R$ 690.000).

A próxima janela de inscrição para especialistas em controle de tráfego aéreo da FAA vai de 30 de julho a 2 de agosto. A quem estiver procurando uma posição de controlador de nível básico, deve acessar www.faa.gov/LevelUp para ver se atende aos requisitos mínimos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias