EUA fecham espaço aéreo próximo à casa de Joe Biden para movimentação de “VIP”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Administração Federal de Aviação dos EUA, a FAA, fechou na noite de ontem, 4 de novembro, o espaço aéreo próximo à casa de Joe Biden, que está liderando as eleições dos EUA.

Foto de Gage Skidmore 

O aviso foi emitido como NOTAM (Notice to Airmen), que em português significa Aviso aos Aeronavegantes, e refere-se a uma comunicação oficial emitida pelo órgão a todos os tripulantes que planejam operar nas áreas afetadas pelo aviso. Normalmente, eles servem para avisar que certas áreas estão fechadas ou condicionadas, como fechamento de pista de um aeroporto à noite para reformas, ou a restrição de entrada em certa região para operações militares com paraquedistas, por exemplo.

O NOTAM de número 0/4812 foi emitido pela FAA às 12h07 horário da costa leste americana (17h07 de Brasília) na data de ontem (4), e teve validade entre 12h10 do mesmo dia e 00h10 desta quinta-feira.

Nesta notificação constava uma restrição de voo num raio de 3 milhas náuticas (5,5 km) em torno do auxílio de navegação VORTAC chamado DUPONT, na cidade de Wilmington, no estado do Delaware. A restrição de voo vale do chão até 3 mil pés (914m) de altura.

Todas as aeronaves estiveram proibidas de entrar nesta área, com exceções destas abaixo:

  • Aeronave pousando ou decolando do Aeroporto de New Castle em Wilmington, Delaware;
  • Aeronaves das forças de segurança, bombeiros e ambulâncias aéreas em missões ativas;
  • Aeronaves necessárias para as operações em casos de emergência ou segurança;

A FAA alerta que drones estão estritamente proibidos e podem ser derrubados caso coloquem em risco outras aeronaves, seus operadores ou a sociedade. Todas as aeronaves que estiverem na região deveriam manter comunicação bilateral obrigatória com o controle de tráfego aéreo.

Wilmington é a cidade onde Joe Biden já mora há muitos anos, mais especificamente no subúrbio de Greenville, que fica ao noroeste da cidade, num bairro mais residencial.

Dado que o candidato Joe Biden terminou sua campanha eleitoral e foi para sua casa, então esse é o motivo mais provável para esse NOTAM – a movimentação de uma pessoa “VIP”-, que foi emitido apenas três minutos antes da sua validade, exatamente para não chamar muita atenção. Para conferir o documento, clique aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias