EUA liberam a entrada de brasileiros vacinados a partir de novembro

A entrada de brasileiros nos EUA irá voltar a acontecer em breve, conforme anúncio oficial da Casa Branca, que libera a entrada de quem já tomou a vacina contra o Coronavírus.

Boeing 737 da American decola de Los Angeles

O anúncio foi feito por Jeff Zients, responsável na Casa Branca pelo Plano de Resposta ao Coronavírus do governo Joe Biden. Ele informou hoje em coletiva que estrangeiros, não apenas os europeus, serão bem-vindos ao país para turismo e negócios, desde que vacinados.

Atualmente podem entrar nos EUA apenas cidadãos americanos ou estrangeiros com residência permanente, além daqueles que possuem visto “vinculado” que inclui trabalhadores autorizados, estudantes, pessoas em missão diplomática ou a convite do próprio governo americano.

A exclusão de vacinados era uma grande crítica ao governo americano, já que permitia a entrada pelo México caso ficasse ao menos 15 dias no país vizinho, que por sua vez não exige nem teste negativo para COVID ou vacinação para entrar.

Apesar de detalhes não serem divulgados, como quais vacinas serão aceitas (nos EUA estão aprovadas apenas as vacinas da Pfizer, Moderna e Janssen), mas é esperado que incluia outras como AstraZeneca-Oxford, que é mais utilizada no mundo e também por aliados como o Canadá e Reino Unido, além do Brasil.

A chinesa Coronavac tem sido proibida em alguns países, mas deve ser aceita, já que Jeff citou também que as medidas afetarão quem vem da China, além de Irã e África do Sul, países que utilizam amplamente o imunizante chinês.

Já a vacina russa Sputnik V pode não entrar no rol, já que o maior adversário histórico dos EUA não foi citado pelo oficial da Casa Branca. Os detalhes serão divulgados nas próximas semanas para poderem começar a valer no primeiro dia de novembro.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Veja os modelos dos 30 aviões que a Embraer entregou no...

0
A Embraer apresenta hoje dados de seu terceiro trimestre de 2021, indicando que entregou um total de 30 jatos no período.