Início Empresas Aéreas EUA irá proibir companhias aéreas chinesas de voarem para o país

EUA irá proibir companhias aéreas chinesas de voarem para o país

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O governo dos EUA afirmou que irá proibir que companhias aéreas chinesas voem ao país, como retaliação de medida chinesa similar.

Airbus A380 da China Southern pousa em Los Angeles, Califórnia

Segundo a CNN, a medida terá efeito a partir do dia 16 de junho, porém pode ser antecipada caso o presidente Donald Trump assim decida.

O governo Trump afirma que a China violou o acordo de transporte aéreo entre os dois países, após impedir que a Delta Air Lines e a United Airlines voltassem a operar para o país asiático, que estava programado para o dia 1º deste mês.

“As autoridades chinesas falharam ao não permitir que as empresas aéreas americanas voltassem a voar rotas já operadas. O Departamento de Transporte continuará trabalhando para que ambos os lados possam exercer seus direitos bilaterais de voo. Até lá as empresas chinesas estarão proibidas de fazer voos regulares para os EUA”, afirma o governo em nota.

A medida irá afetar as aéreas Air China, China Eastern Airlines, China Southern Airlines, Hainan Airlines, Sichuan Airlines e Xiamen Airlines.

Já a autoridade chinesa de aviação civil rebateu falando que não proibiu, mas apenas restringiu os voos das aéreas estrangeiras de modo geral, sem discrição de país.

Uma medida de 26 de março do governo chinês permite que companhias estrangeiras façam apenas um voo semanal para o país, de maneira a tentar impedir o aumento de casos do Coronavírus na China, que tem tido novos casos apenas com pessoas vindo do estrangeiro.

A Delta esperava recomeçar hoje a rota de Detroit e Seattle para Xangai com parada em Seul. Já a United planejava para o dia 15 restabelecer o voo de São Francisco para Xangai e Pequim, além da rota Newark – Xangai. A American Airlines pretende voltar a voar para a China apenas em outubro.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile