Executivos discutem pautas do setor aéreo na América Latina em conferência

A data de ontem, 23 de agosto, marcou o primeiro dia da agenda acadêmica da Conferência ALTA CCMA & MRO, principal evento anual de manutenção da aviação, em Punta Cana, que segue até hoje, dia 24.

O CEO da ALTA deu as boas-vindas a mais de 500 participantes, lembrando o trabalho desenvolvido pela ALTA no último ano e meio:

“Realizamos reuniões com autoridades, associações, empresas e atores fundamentais para mostrar a importância desta indústria que consegue transportar milhões de doses de vacinas e para quem precisa, que consegue reativar uma ampla cadeia econômica que gera bem-estar para milhões de pessoas. Portanto, apoio financeiro, regulamentação inteligente, protocolos padronizados e aceitação de carteiras de vacinação, entre outras medidas, são fundamentais para apoiar um setor que gera empregos e possibilidades. Aqueles que estão aqui hoje são guerreiros que mantêm viva esta indústria essencial”.

Por sua vez, Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines e Presidente do Comitê Executivo da ALTA, destacou em seu discurso de boas-vindas as lições aprendidas com a pandemia, incluindo a importância da colaboração e da harmonização global entre os governos, bem como os efeitos das quarentenas, que têm altos custos e não são a solução mais eficaz.

Carlos García, representante da consultoria multinacional Oliver Wyman, apresentou dados sobre o tamanho da frota aérea em escala regional e global, bem como estimativas sobre o tamanho do mercado atual de manutenção, reparo e operação (MRO) de aeronaves.

Entre os dados compartilhados, observa-se que haverá em 2025 a recuperação da frota em operação que havia em 2019, e que, em 2020, a taxa de desistência de aeronaves dobrou globalmente, enquanto na América Latina esse número cresceu 20%.

As perspectivas de recuperação do turismo latino-americano e caribenho foi outro tema de importância estratégica discutido, visto que a região possui uma oferta turística diferenciada no mundo. Diante dessa realidade, o setor aéreo tem papel fundamental na cadeia de valor, garantindo conectividade na região.

Os painelistas que falaram sobre este tópico foram Alex Gunten, vice-presidente sênior da HEICO; Arturo Barreira, presidente da Airbus América Latina; Frank Rainieri, fundador do Grupo PuntaCana; e Alexandre Malfitani, CFO da Azul.

Rainieri lembrou os esforços feitos durante 10 dias para atender 86 mil turistas que voltavam para casa no início de 2020, o contraste com o avanço na recuperação e a expansão, agora que 92% da população de Punta Cana está vacinada. Ele destacou a importância da integração governo-indústria, do trabalho colaborativo e do papel da aviação, principalmente de carga, que mostrou ainda mais seu papel essencial no último ano e meio.

Como exemplo de trabalho colaborativo entre governo e indústria, a República Dominicana ofereceu seguro saúde aos visitantes de Punta Cana para se sentirem ainda mais seguros ao visitar o país.

Em seguida, um painel formado por Carlos García, diretor da Oliver Wyman, Mikel Piña, VP de Compras da Aeroméxico, Rafael Samudio, VP de Compras da Copa Airlines, e Robin Johansson, diretor sênior de Vendas da América Latina e Caribe da Lufthansa Technik, analisou o impacto da pandemia de Covid-19 na cadeia de abastecimento do transporte aéreo.

A agenda acadêmica do dia terminou com o painel onde foi apresentado o estado dos MROs na região, por Nicolas Osorio, da Airbus Consulting; Alejandro Echeverría, CEO da Aeroman; Caroline Vandedrinck, SVP de SR Technics; Carlos Costa, diretor da GOL Aerotech e Daniel Cohen, diretor da Copa Airlines.

O dia também contou com diversos espaços de relacionamento e mais de mil pequenas reuniões entre representantes de companhias aéreas e fornecedores. Paralelamente, ocorreu a reunião presencial anual do Comitê Técnico da ALTA e do Comitê de Compras de Material Aeronáutico (CCMA), que conta com mais de 100 encontros em sua história, sendo a mais antiga reunião desta natureza das Américas. Juntamente, aconteceu também o primeiro dia do Comitê de Combustíveis com reunião de executivos de companhias aéreas.

A conferência demonstrou que é possível e positivo retomar os espaços presenciais com todos os protocolos de segurança, que a indústria conta com profissionais comprometidos com sua recuperação, e por fim, que a ALTA continua sendo o ponto de encontro da indústria aérea na América Latina e no Caribe.

Veja abaixo a gravação dos painéis e apresentações no primeiro dia da conferência:  

Informações da ALTA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Todos os pousos em Guarulhos do enorme avião A380 estão disponibilizados...

0
Um canal brasileiro de vídeos de aviação está disponibilizando uma playlist especial com a bela sequência de pousos do enorme Airbus A380.