Início Empresas Aéreas Exóticos aviões ucranianos serão vistos em aeroportos brasileiros nos próximos dias

Exóticos aviões ucranianos serão vistos em aeroportos brasileiros nos próximos dias

Foto de Paul Crouch, OGL via Wikimedia

Dois aviões do modelo Antonov AN-12, da era soviética, serão vistos no Brasil nos próximos dias, com passagens nas cidades de Natal e Manaus.

A programação passou a constar da base de dados de voos autorizados da ANAC. Apesar de não ser a primeira vez que voam ao território brasileiro, ver essas aeronaves exóticas por seu desenho e características, e raras por não serem visitantes contumazes, sempre é um bom motivo para noticiar.

Os voo supracitados, que são cargueiros, têm previsão para acontecer no começo da próxima semana, conforme a seguinte programação.

Esses são os voos

NATAL – a operação será realizada pela Ukraine Air Alliance e acontecerá entre os dias 8 e 9 de agosto. A chegada a Natal está prevista para 22h do dia 8, proveniente do Suriname. A decolagem, que será rumo a Ilha do Sal está planejada para 10h da manhã do dia 9 (segunda-feira).

O número do voo, em todas as pernas, é UKL-5010. Aparentemente, a escala em Natal será para reabastecimento. Não há detalhes da carga ou empresa contratante do serviço.

MANAUS – o voo será realizado pela Cavok Air e decola de Miami para pousar em Manaus às 19h30 do dia 10 de agosto. A partida da capital amazonense está agendada para o dia 11 de agosto (quarta-feira) às 8h da manhã.

Também não temos detalhes da carga ou contratante até o momento. O número dos voos são CVK-7120 e CVK-7121 na ida e na volta, respectivamente.

Os horários podem ter mudanças.

Características

Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.

As visitas raramente têm o motivo revelado, o que é comum na aviação cargueira. Em ocasiões anteriores, a aeronave chegou a trazer cargas diversas ao Brasil, inclusive da Petrobrás, ou até mesmo apenas fazer paradas técnicas enquanto seguia para destinos na Argentina e Antártida.

Características

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboelices, 4,000 ehp cada

Sair da versão mobile