Explosão de bomba nos EUA afeta serviço de comunicação aérea

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O estranho caso da explosão de uma bomba na cidade de Nashville, Estados Unidos, nesta sexta-feira de Natal, 25 de dezembro de 2020, chegou a afetar frequências de comunicação aérea após danos em um prédio da provedora de serviços de fibra óptica AT&T.

Segundo reporte da CNN, um trailer branco foi posicionado antes do amanhecer na “2nd Ave” e, conforme mostra a filmagem de uma câmera de segurança que você pôde ver acima, uma voz feminina ecoou do veículo informando haver uma bomba que explodiria dentro de 15 minutos.

Devido ao aviso, houve tempo para que a polícia evacuasse a área, salvando dezenas de vidas, uma vez que a forte explosão danificou mais de 40 prédios nos arredores. Entre eles, estava um dos centros da rede da AT&T, que inclui serviços de comunicação aérea.

O aeroporto de Nashville (BNA) teve suas operações afetadas, conforme informou em atualizações em sua conta no Twitter. Primeiro, no final da tarde, o aeroporto publicou: “Devido aos problemas de telecomunicação associados com o incidente desta manhã no centro de Nashville, a FAA suspendeu temporariamente os voos partindo de BNA.

Mais tarde, em novas publicações, o aeroporto atualizou que “Serviços de voo em BNA continuam a ser impactados pelos problemas de telecomunicações. Alguns corredores de voo foram restaurados enquanto outros permanecem fechados”, e depois que “A maior parte dos voos está sendo retomada, mas pode haver alguns atrasos.”

A FAA – Administração Federal de Aviação dos EUA – disse em um comunicado que a parada de solo foi removida cerca de uma hora depois, mas que “Os pilotos nunca perderam o contato com o controle de tráfego aéreo” no aeroporto de Nashville.

O motivo da suspensão de decolagens foi uma falha da frequência da ZME, uma instalação de controle de tráfego aéreo na cidade de Memphis, no mesmo estado de Nashville, responsável pelo controle de aeronaves em grandes altitudes na área.

Em nota, a AT&T comentou sobre a ocorrência e sobre seus trabalhos de recuperação e retomada dos serviços:

“Estamos colocando todos os nossos esforços de recuperação de desastres para responder à explosão desta manhã em Nashville, incluindo recursos regionais e nossas equipes nacionais de recuperação de desastres.

A energia é essencial para restaurar as comunicações sem fio e com fio e estamos trabalhando com as autoridades legais para obter acesso ao nosso equipamento e fazer os reparos necessários. Devido aos danos às nossas instalações, demorará algum tempo para restaurar o serviço. Já redirecionamos o tráfego significativo desta instalação e estamos trazendo outros equipamentos, incluindo vários sites portáteis de celular para a área.

Existem sérios desafios logísticos para trabalhar em uma área de desastre e faremos um progresso mensurável nas horas e dias seguintes. Somos gratos pelo trabalho das autoridades policiais enquanto investigam este evento, permitindo-nos restaurar o serviço para nossos clientes.”

A explosão permanece um mistério, mas o prefeito John Cooper disse na sexta-feira que foi causada por uma “bomba deliberada”. Três civis foram hospitalizados e estão em condições estáveis, disseram as autoridades.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias