F-35 Lightning II fará sua estreia na América Latina durante a FIDAE

O segundo caça mais poderoso do mundo, o Lockheed Martin F-35 Lightning II, fará sua estréia na América Latina durante a FIDAE 2018. A informação foi colocada hoje na página do Comando de Combate Aéreo da USAF e divulgada pelo site ModoCharlie.




O F-35 é a arma mais cara de toda história da humanidade, com um custo total do projeto de $406 bilhões de dólares, e analistas apontam que o valor final pode chegar a $1 trilhão de dólares. Sim, você não leu errado, o projeto até agora teria consumido $406.000.000.000,00 de dólares. O caça stealth – “invisível ao radar” – será utilizado por 11 nações pelo globo.

F-35 e F-22 nariz a nariz

Mas não é para menos. O Lightning da Lockheed Martin é um projeto ambicioso: incoporar em apenas um projeto a demanda das três forças armadas americanas que voam caças: Força Aérea (USAF), Fuzileiros Navais (USMC) e a Marinha (US Navy). Até então, o único avião a fazer isso foi o F-4 Phantom II, ícone no Vietnam, que passou pela mesma história de altos custos e dificuldades, mas no final provou ser uma arma única e letal.

Desta maneira o F-35 se divide em três versões:

  • F-35A: versão padrão da USAF, tem o maior alcance de todas e irá substituir o F-16 Falcon e o A-10 Thunderbolt. Esta versão já se encontra operacional.
  • F-35B: é o destaque do projeto por ser único: um caça stealth, supersônico, e que pousa e decola na vertical. Atualmente está operando de maneira limitada no USMC e deve se tornar totalmente operacional em breve, substituindo o Harrier e o F-18C/D Hornet.
  • F-35C: é a maior versão do Lightning, possui maiores asas que são dobráveis e é capaz de operar em porta-aviões com utilização do gancho para pouso e catapulta para decolagem. Irá substituir o F-18 Hornet/Super Hornet.

Dupla dinâmica da Lockheed Martin promete atrair grande público na FIDAE

A versão a ser apresentada na FIDAE será a A, que ficará apenas em exposição estática. O caça será acompanhado do seu irmão maior, o F-22 Raptor, que irá se apresentar todos os dias da feira.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias