FAA telefona a empresas aéreas e diz que pode liberar o 737 MAX antes do meio do ano

Avião Boeing 737 MAX
737 MAX-9 – Imagem: Boeing

O administrador federal de aviação Steve Dickson ligou para altos funcionários da companhia aérea dos EUA na sexta-feira e disse que a agência poderá aprovar o retorno do 737 MAX ao serviço antes do meio do ano, disseram fontes à Reuters.

As ligações de Dickson vêm dias depois de a Boeing dizer que estava empurrando seu cronograma para retorno do avião para meados de 2020. Uma pessoa informada sobre uma das ligações de Dickson às companhias aéreas disse que Dickson entende o cronograma do meio do ano da Boeing como “muito conservador”.

O avião mais vendido da Boeing está aterrado desde março de 2019.

Mas o que disse a FAA sobre o MAX?

Embora as notícias da Reuters tenham esse tom, a FAA não confirmou com tanta certeza. Ao contrário, a agência emitiu um comedido comunicado na sexta-feira, informado que Dickson está fazendo chamadas “para reiterar que a agência está “satisfeita com o progresso da Boeing nas últimas semanas para alcançar os marcos-chave e a liberação da aeronave”.

A FAA acrescentou que “a segurança é a prioridade máxima, e que continua a trabalhar com outros reguladores de segurança para garantir que a Boeing tenha abordado todos os problemas conhecidos”.

American Airlines, United Airlines e Southwest Airlines adiaram a retomada dos voos MAX para o início de junho. Esta semana, a United disse aos investidores que não espera voar o Boeing 737 MAX neste verão (que termina em setembro).

Depois que a Boeing revisou seu cronograma esta semana, nenhuma companhia aérea dos EUA tomou qualquer ação imediata para mudar os cancelamentos de voos. As companhias aéreas disseram que precisarão de pelo menos 30 dias após a FAA conceder aprovação para treinamento de pilotos, atualizações de software e manutenção necessária.

O presidente-executivo da Boeing, Dave Calhoun, disse a repórteres na semana passada que a empresa poderia retomar a produção em abril. Calhoun disse que o calendário do meio do ano veio depois que a fabricante de aviões endossou um plano para os pilotos fazerem treinamento de simulador antes de retomarem a pilotagem do MAX.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias