FAB e Bolsonaro dão boas vindas ao Flamengo com speech feito de um caça

Caça FAB Flamengo
Piloto de caça da FAB tira selfie ao lado do Boeing da GOL com o Flamengo a bordo

A Força Aérea Brasileira não apenas escoltou o Boeing 737 da GOL que levou o Flamengo de volta para casa, mas fez um speech especial para o time bicampeão da Libertadores.

Em áudio divulgado nas redes sociais pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, um caçador (como são chamados os pilotos de caça) chama o avião da GOL no rádio para prestar homenagens.

“A Força Aérea Brasileira em nome do Presidente da República, Jair Bolsonaro, dá as boas-vindas ao time do Flamengo. E felicita a equipe campeã que tão bem representou o Brasil para a conquista da Copa Libertadores da América. Brasil acima de tudo! Parabéns!” disse o caçador.

A escolta aconteceu quando o Boeing da GOL se aproximava do estado do Rio de Janeiro trazendo o time vitorioso de Lima, no Peru, num voo fretado e com número especial, o G3-9719, terminado com o número 19 em alusão ao ano do título.

Dois lados

Porém, a escolta causou polêmica. Alguns defendem que seria uso indevido de dinheiro público e diversos leitores fizeram comentários contrários a atitude em nossa publicação no Facebook como você pode conferir clicando aqui.

No entanto, vale lembrar que os pilotos da FAB têm que voar um mínimo de horas por mês para manter a proficiência no equipamento, assim como também treinar missões de interceptação para estarem aptos em uma situação real.

Outro ponto que gerou discussão foi o acesso do jogador Gabigol à cabine de comando para estender a bandeira do Flamengo, logo após a aeronave estacionar no Aeroporto RIOgaleão. Com o avião parado não há problemas em acessar o cockpit, deve-se seguir apenas a política da empresa aérea, no entanto, se fosse em voo, seria proibido por regra da ANAC. Veja os detalhes:

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos