FAB divulga imagens inéditas em voo do caça Gripen NG no Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou hoje imagens inéditas em voo do caça Gripen NG sobre o espaço aéreo brasileiro.

A primeiro voo no espaço aéreo brasileiro ocorreu nesta quinta-feira (24), de Navegantes (SC) para Gavião Peixoto (SP), acompanhado por duas aeronaves F-5M pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, que fizeram parte da filmagem em voo.

Dois helicópteros da FAB, um H-36 Caracal e um UH-60L Black Hawk, foram mantidos de sobreaviso de Busca e Salvamento em Pirassununga (SP) e Florianópolis, respectivamente, para qualquer eventualidade.

Blackhawk e Gripen em Navegantes

O pouso na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), ocorreu às 15h07, comandado pelo piloto de testes da SAAB, Marcus Wandt. A aeronave ficará alocada no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), uma estrutura construída para a transferência de tecnologia, suporte e atualizações no ciclo de vida da plataforma na FAB.

Este centro será totalmente integrado ao programa de ensaios que já está em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017. As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais. Além dos ensaios que são comuns às aeronaves do Programa Gripen E, serão testados no Brasil características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.

O objetivo é que o GFTC possa apoiar, nas áreas de engenharia, trabalhos de ensaios e testes, integração e modernizações, além de atuar no desenvolvimento de softwares de evoluções do projeto.

A previsão é que a FAB receba mais quatro jatos F-39 ano que vem, seguidos de sete em 2022, seis em 2023, oito em 2024 e 10 em 2025, totalizando 36 unidades.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Nove anos atrasado, aeroporto de Berlim estreia com pouso simultâneo de...

0
No momento em que essa matéria era escrita, dois Airbus A320neo das empresas Lufthansa e easyJet orbitavam em voo sobre a região de Berlim