FAB levará mais de 50 ton de equipamentos para restabelecer energia no Amapá

Nesta sexta-feira (06) a Força Aérea Brasileira foi acionada para transportar equipamentos que serão utilizados emergencialmente para restabelecer o fornecimento de energia elétrica no estado do Amapá.

Foto – Engenheiro Moisés e Técnico Fernando/Eletrobras Eletronorte

A previsão é que sejam transportados, nos próximos dias, aproximadamente 51 toneladas de material. A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa, está sendo coordenada pelo Ministério de Minas e Energia.

Uma aeronave C-130 Hércules pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, iniciou o apoio transportando, hoje (06), de São Luís (MA) para Macapá (AP), equipamentos para substituir os componentes danificados na subestação de energia elétrica, na Zona Norte do estado, após um incêndio registrado na última terça-feira, dia 3 de novembro.

Para reduzir os impactos da falta de energia elétrica, o Gabinete de Crise do Governo Federal acionou, por intermédio do Ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica para prestar o apoio necessário.

Segundo o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Rodrigo Vilar Falleiro, a pronta-resposta do 1º/1º GT está sendo fundamental para o cumprimento da missão. “Em uma situação como a que vive o Amapá, a velocidade e a prontidão dos meios da Força Aérea Brasileira são essenciais  para o socorro que a sociedade necessita”, enfatizou.

Até agora foram realizados dois voos, o do dia 06 e um hoje pela manhã, que saiu de Manaus. Cada voo levou em torno de 4,2 toneladas de equipamento, e mais voos serão realizados nos próximos dias até que todo o equipamento de 51 toneladas seja levado para Macapá.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

ANAC aprova pagamento de concessão após perdas do Aeroporto de Guarulhos

0
A Diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou na terça-feira (30/11) pedido de reequilíbrio econômico-financeiro