FAB pinta aeronaves T-25 e T-27 em comemoração aos 80 anos de sua Academia

A Força Aérea Brasileira celebra, no próximo ano, o 80° da Academia da Força Aérea, a AFA, e para isso pintou as aeronaves de instrução com um esquema especial.

Até agora foram pintados dois aviões, um Embraer T-27 Tucano de matrícula FAB1443 e um Neiva T-25 Universal de matrícula FAB1908. Ambas as aeronaves formam a espinha dorsal da formação dos cadetes-aviadores da FAB.

A Academia da Força Aérea foi fundada em 25 de março de 1941, ainda como Escola de Aeronáutica e sediada no Campo dos Afonsos, na capital do Rio de Janeiro. Em 1960 a escola foi transferida para Pirassununga, no interior paulista, onde permanece até hoje como o seu novo nome, que foi adotado em 1971.

Da AFA saem todos os oficiais de carreira da Força Aérea, que são os oficiais-aviadores, intendentes e oficiais de infantaria. Na Academia também é sediado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como a Esquadrilha da Fumaça.

O T-25 é um avião monomotor a pistão, com assentos lado a lado, e utilizado na instrução primária dos cadetes. Já o T-27 é monomotor turboélice, utilizado na instrução avançada na AFA.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Boeing anuncia sua maior compra de combustível feito de gorduras, óleos...

0
O combustível misturado – 30% SAF feito de subprodutos residuais, como gorduras, óleos e graxas, e 70% de combustível de aviação convencional