Fabricante russa de aviões Ilyushin monta dois protótipos do novo IL-114-300

A fabricante de aviões Ilyushin, parte da United Aircraft Corporation (UAC), emitiu um comunicado à imprensa informando que está atualmente avançada na preparação de dois protótipos do seu mais novo modelo, o turboélice Il-114-300. Os testes em solo já começaram, enquanto que o primeiro voo está previsto para o final de 2020.

Primeiro protótipo deo IL-114-300

“Nas fábricas de Voronezh, Ulyanovsk e Nizhny Novgorod, duas máquinas sairão da linha de montagem e as colocaremos no programa de teste de certificação”, informou a fabricante russa em nota.

A assessoria de imprensa cita o chefe da fabricante, Yuri Grudinin, que disse que agora a empresa está criando um centro de treinamento de voo e de pessoal técnico, que permitirá aos funcionários e tripulantes a realização de treinamento antes do comissionamento da aeronave.

Segundo o site Tass.ru, outras discussões também estão acontecendo para definição do layout da cabine da aeronave.

O novo Ilyushin

O IL-114-300 é uma versão atualizada do Ilyushin IL-114 original que, na era da União Soviética, foi produzido em uma fábrica de aeronaves em Tashkent, na agora independente República do Uzbequistão. A versão atualizada produzida pela Rússia será alimentado por motores modernos TV7-117ST-01.

A empresa afirma que já assinou várias cartas de intenções para um total de 19 encomendas da aeronave, conforme Yury Grudinin, diretor geral de aviação da fabricante revelou em entrevista ao Expert Business Weekly, sem falar em nomes de clientes. A fabricante estima uma demanda imediata de mercado da ordem de 60 aviões.

Executivo diz que IL-114-300 é melhor que o ATR-72

Grudinin aponta especificamente que a queima de combustível do IL-114-300 é de 500 quilos por hora, o que é menor do que o de seu concorrente, o ATR-72, que oferece uma capacidade de assentos semelhante. Junto com isso, a aeronave russa oferece um alcance maior – cerca de 5.000 km, contra os 3.600 do ATR. Três opções de capacidade de passageiros de 64, 52 e 50 assentos, com um compartimento de bagagem aumentado, estão em desenvolvimento.

A produção em série do IL-114-300 envolve quatro locais: Voronezh Aircraft Production Association, Aviastar-SP (Ulyanovsk), Sokol (Nizhny Novgorod) e a instalação Lukhovitsy da RSK MiG (perto de Moscou). Todos esses locais estão passando por extensas atualizações com novos equipamentos e montagem final está sendo criado em Lukhovitsy, que será equipado com uma linha de montagem automatizada.

Apesar do atraso contínuo do programa, uma empresa parece estar ávida por sua conclusao. É a companhia aérea regional KrasAvia, com sede em Krasnoyarsk, um dos potenciais clientes do IL-114-300, a mais nova a considerar sua aquisição para substituir seus obsoletos Antonov An-24 e An-26.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

OMS se posiciona contra a exigência de vacina para viagens internacionais

0
A OMS se diz contra a exigência de vacinação para a entrada de estrangeiros no país, apontando a medida como elitista e discriminatória.