Com falha de motor, turboélice pousou em emergência na terra sob aplausos dos passageiros

Uma aeronave turboélice fez um pouso de emergência na terra hoje, 28 de fevereiro, depois de ter uma falha de motor e um passageiro filmou o momento.

Dash 8 Fly 540 Pouso Emergência

O avião bimotor modelo Dash 8-300 da companhia aérea Fly 540, registrado sob a matrícula 5Y-CGH, tinha acabado de sair da pista de Lodwar, no Quênia, às 9h45 dessa sexta-feira, quando um motor falhou. Havia se passado apenas 9 minutos desde a decolagem.

Informações de um comunicado da Fly 540 à imprensa indicam que o pouso de emergência teria ocorrido no Kapese Airstrip, um aeródromo bastante simples ao sul de Lodwar.

Fly 540 Pouso Emergência Quênia Press Release

Entretanto, as imagens do vídeo dos passageiros evacuando a aeronave não mostram nenhuma pista ou taxiway, mesmo que de terra, nos arredores do turboélice. Não é possível saber se o Dash 8 não conseguiu chegar até a pista, ou se saiu dela após o pouso.

Todos os 49 passageiros e 5 tripulantes a bordo do voo desembarcaram com segurança e não houve feridos. A companhia aérea disse no comunicado que o incidente causará atrasos em sua programação de voos nos próximos dias.

Suspeita-se que o motor sofreu a falha por ingestão de FOD (Foreign Objective Debris), sigla usada quando algo externo causa danos à aeronave, sejam detritos de qualquer material ou de peças e ferramentas deixadas por pessoas em lugares inapropriados.

Em um dos vídeos gravados no momento do incidente, um passageiro pede que os demais aplaudam o comandante pelo pouso bem-sucedido e pede que todos fiquem calmos:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião ATR 72-600 Azul

Azul anuncia retorno a Uberaba, Galeão e mais 5 aeroportos em...

0
A Azul Linhas Aéreas anuncia hoje mais sete aeroportos que voltarão a receber voos regulares da companhia a partir de fevereiro.