Início Acidentes e Incidentes Falha de válvula fez pneu de enorme Jumbo Boeing 747 explodir no...

Falha de válvula fez pneu de enorme Jumbo Boeing 747 explodir no pouso

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 747-400F de matrícula B-18710 – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um grande Boeing 747, o famoso Jumbo Jet, enfrentou um incidente no último dia 6 de novembro quando pousava após um voo de pouco mais de duas horas na Ásia.

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Boeing 747-400F (cargueiro) registrado sob a matrícula B-18710, operado pela companhia aérea China Airlines, quando estava realizando o voo de número CI-5880 de Manila, nas Filipinas, para Taipei, em Taiwan.

O Jumbo pousou pela pista 05L de Taipei, mas, durante o procedimento, ocorreu um grande estrondo. A aeronave diminuiu a velocidade sem mais incidentes.

Uma verificação revelou que o pneu número 4 (interno traseiro do trem de pouso principal esquerdo) estava estourado. Como resultado, a pista foi fechada por cerca de 50 minutos para inspeção e limpeza dos detritos de borracha.

Após a ocorrência, a autoridade de aviação civil (CAA) de Taiwan investigou a situação e relatou, em comunicado, que descobriu que a válvula antiderrapante do freio da roda número 4 falhou.

Com isso, a roda possivelmente travou no momento da frenagem, levando ao estouro do pneu por ter sido arrastado contra o asfalto da pista.

Devido ao incidente, a CAA definiu que os operadores dos Boeings 747 em Taiwan devem encurtar os intervalos de inspeção e de substituição das válvulas antiderrapantes dos freios.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile