Família de raposas é resgatada na pista do aeroporto de Vitória da Conquista (BA)

Pista de Vitória da Conquista – Imagem: Governo da Bahia

Uma família de raposas foi salva da pista do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (BA).

De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o fato ocorreu em mais de um dia a partir da segunda-feira (25) e contou com a ajuda da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), a Brigada de Incêndio e os biólogos do Aeroporto Glauber Rocha, que conseguiram realizar o salvamento e permitiram que os animais voltassem ao seu habitat natural.

Segundo relato, as raposas conseguiram passar pela grade de proteção da pista do aeroporto, por um pequeno espaço ao lado do portão que, de acordo com as informações, será soldado para evitar que o incidente se repita.

Inicialmente, foram resgatados quatro filhotes, mas duas raposas conseguiram escapar. Para as capturar, foi necessário preparar armadilhas com carne e esperar duas noites para atraí-los.

Finalmente, na manhã de quarta-feira (27) os dois “fugitivos” – mãe e filhote – foram também capturados e levados para junto dos demais.

Imagem: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista
Imagem: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

A família foi cuidada por especialistas na sede de Triagem de Animais silvestres da cidade antes que as seis raposas fossem levadas para uma área de reserva florestal na região de Itambé, que não é revelada para não atrair caçadores ilegais e traficantes de animais.

“Os filhotes comeram mais do que tudo”, brincou o médico veterinário e coordenador do Cetas, Aderbal Azevedo.

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias