Por que fazendeiros são responsáveis por limpar as pistas deste aeroporto internacional?

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Aeroporto Bruxelas Brussels
Aeroporto de Bruxelas – Imagem: Brussels Airport / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Uma solução bastante interessante e esperta é colocada em prática todos os anos no Aeroporto Internacional de Bruxelas, na Bélgica, levando a benefícios tanto ao aeródromo quanto à comunidade das imediações.

Segundo a revista agrícola Hectares, com a chegada do inverno, muitos fazendeiros e horticultores ficam sem condições de continuarem com seus cultivos nas terras congeladas, saindo então para lutar contra a neve e o granizo nas estradas. E há mais de dez anos também existe uma equipe permanente de agricultores que mantém o Aeroporto Zavemtem livre de neve e gelo.

A cooperativa Werkers tem mais de 1.000 agricultores e horticultores, espalhados por toda a Flandres, que realizam as atribuições de limpeza de estacionamentos, ruas e estradas. São sócios da cooperativa e assim geram uma renda extra quando têm tempo de sobra.

E um dos maiores projetos que eles têm em mãos é o serviço de inverno no aeroporto de Bruxelas. Por mais de dez invernos, os fazendeiros ​​da área estão disponíveis quando a previsão do tempo cai para o congelamento. Dadas as medidas da pandemia e o número limitado de voos, a Werkers conta com 114 agricultores neste inverno que ajudarão a manter as pistas abertas, segundo a Hectares.

Eles são divididos em três equipes. Duas estão sempre de plantão e podem ser convocadas para um turno de 12 horas. Ao receber uma ligação, eles devem estar no aeroporto no máximo duas horas depois. Se não houver chamado, mas ficarem de prontidão, os agricultores ainda recebem um subsídio de espera. Após seis dias, os agricultores têm um descanso de dois dias.

Várias vezes por ano, ele são convocados para exercícios noturnos. Especialmente em interseções das pistas de taxiamento com as pistas, é importante garantir que a neve removida não atrapalhe a aeronave. Durante a limpeza do asfalto, eles ficam em contato constante com a torre de controle. Eles também fazem um exame anual para avaliar sua proficiência.

Ao contrário dos outros serviços pelo país, em que os agricultores utilizam o seu próprio material, existe um parque de máquinas completo no aeroporto de Bruxelas. Isso é necessário dado o trabalho específico que precisa ser feito. Além disso, substâncias especialmente desenvolvidas devem ser usadas, porque o sal, geralmente usado para evitar a neve e o gelo em outras situações, é muito corrosivo para aeronaves. O mais comumente usado é uma substância especial e cara que é distribuída com pulverizadores.

Os irmãos Joris e Joeri De Maeseneer, de Merchtem, são dois fazendeiros que lutam contra o gelo no aeroporto. Eles cultivam vegetais em cerca de 20 hectares e criam 20 bovinos de corte. “Participar da operação de inverno no Aeroporto de Bruxelas é uma receita extra que é mais do que bem-vinda como agricultor iniciante. Nesse ínterim, já estou trabalhando no meu nono inverno”, diz Joris. “Agora, adquirimos muita experiência e isso está sendo recompensado. Também somos verdadeiros entusiastas das máquinas e é realmente um prazer poder trabalhar entre os aviões.”

Você pode ver imagens sobre o trabalho dos Werkers na revista Hectares clicando aqui. A seguir, também pode ver dois vídeos sobre como são as condições intensas de neve e gelo no inverno no Aeroporto de Bruxelas:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias