FedEx encomenda 50 novos ATR 72-600F e irá estrear o modelo

A americana FedEx Express, maior empresa de carga expressa do mundo, e a fabricante européia ATR assinaram um contrato para 30 pedidos firmes e 20 opções de compras para aeronaves ATR 72-600F, a última geração do turboélice regional de maior sucesso no mundo, e que agora já conta com versão cargueira de fábrica.




Esta nova versão possui uma fuselagem sem janelas, é equipada com uma grande porta dianteira, além da porta traseira fixada com dobradiças. As entregas irão começar em 2020, e a FedEx será a cliente-lançadora do modelo. Atualmente a empresa conta com 45 ATR’s dos modelos 42-200 e 72-200. Estas aeronaves foram originalmente feitas para transporte de passageiros e depois convertidas para cargueiras, e algumas contam com mais de 30 anos de serviço!

A FedEx é uma das maiores operadoras do ATR e o utiliza principalmente para atender pequenas cidades no Alaska, Caribe e Europa, juntamente com uma frota dos monomotores Cessna C208 Cargomaster, que foram desenvolvidos em parceria com a própria Cessna. E com o ATR 72-600F não foi diferente. Segundo David L. Cunningham, presidente e CEO da FedEx Express, “Os aviões ATR tem operado com sucesso na FedEx por muitos anos. Nós trabalhamos com a ATR para desenvolver esta nova aeronave que possui características especiais no mercado onde as cargas são maiores e mais pesadas.”

O ATR 72-600F tem capacidade para 74,6 m3 de carga e pode acomodar até sete contâiners do tipo LD3.

Pela Assessoria de Imprensa da ATR.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Com bom aumento de receitas, LATAM volta a melhorar situação financeira...

0
Receita com vendas de passagens aéreas teve forte aumento, resultando em melhora da situação financeira da LATAM em relação ao mês anterior.