FedEx traz hoje ao Brasil o cada vez mais raro avião MD-11F

Avião McDonnel Douglas MD-11F FedEx
Imagem: Frank Kovalchek / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Conforme temos acompanhado nestes últimos meses de 2020, a virada para o ano de 2021 marcará o fim das operações comerciais regulares do avião McDonnel Douglas MD-11 no Brasil.

Hoje, somente a companhia aérea Lufthansa Cargo tem rotas feitas com a versão cargueira MD-11F do trijato para nosso país, mas ela planeja trocá-lo pelos mais modernos e econômicos Boeings 777F a partir de janeiro, uma vez que está retirando de sua frota os antigos aviões.

Mas, se os voos regulares chegarão ao fim, ao menos ainda podemos ter a esperança de acompanhar algumas visitas esporádicas da FedEx com o modelo. Enquanto a Lufthansa tem algumas poucas unidades ainda voando, pretendendo mantê-las por pouco tempo e somente em rotas mais próximas da Europa, a gigante norte-americana segue com mais de 50 unidades em sua frota, e não raro traz algum exemplar ao Brasil.

É o que acontece hoje, 12 de dezembro. Embora o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), único no Brasil a receber os jatos da FedEx regularmente, tenha se acostumado a ver já há algum tempo os Boeings 767-300F no lugar dos MD-11F da companhia, em razão da alta demanda de carga às vezes o trijato é escalado na rota que parte do mega-hub de Memphis.

Neste sábado, além do voo regular FDX-46, que está sendo executado pelo Boeing 767-300F arrendado da Amerijet, ainda há um voo extra, de numeração FDX-9140, sendo cumprido com o MD-11F de matrícula N590FE.

O MD-11F vindo ao Brasil hoje – Imagem: FlightRadar24

O pouso em Viracopos, segundo dados do FlightRadar24, está previsto para ocorrer por volta das 16:30. Mais uma boa oportunidade de ver o clássico e cada vez mais raro trijato no Brasil nas cores da FedEx.

Para acompanhá-lo em tempo real no radar, você pode clicar aqui.

A partida do MD-11F de Campinas, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), está programada para o domingo, 13 de dezembro, às 12:00 do horário local, com destino a Porto Rico e depois Memphis.

Até a publicação desta matéria, não há nenhuma outra aprovação de voo da FedEx com o modelo até o final do mês.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

EUA pode ter ‘lista negra’ comum e retirar o direito de...

0
Uma proposta de 'lista negra' compartilhada foi levantada nos EUA, e pode impedir que um passageiro embarque em qualquer companhia aérea.