FedEx recebe o primeiro turboélice ATR-72-600F do mundo

A FedEx, maior empresa de transporte expresso do mundo, anunciou hoje (15) a entrega do primeiro cargueiro turboélice regional construído especificamente para sua frota, o ATR-72-600F. O pedido foi colocado pela empresa em 2017 e prevê um total de 30 aeronaves com opção de compra para mais 20.

A aeronave será trasladada ao Aeroporto de Shannon, na Irlanda, e será operada pela ASL Airlines Ireland, que voa os ATRs da FedEx desde 2000, como parte da frota FedEx Express Feeder. Essa frota global permite que a empresa forneça serviços rápidos e econômicos para áreas de negócios de pequeno e médio porte em todo o mundo.

A ATR tem ampla experiência no mercado regional de cargueiros. Existem atualmente cerca de 130 aeronaves de cargueiro ATR convertidas em operação, representando um terço da frota de cargueiros regional global, e o ATR 72-600F incorpora os benefícios desse conhecimento, com a diferença de ter sido uma aeronave construída para ser cargueira.

A capacidade de carga do ATR 72-600F é de 75m3. A fuselagem do cargueiro tem um design limpo, sem janelas. A grande porta de carga da aeronave facilita o carregamento ideal de nove toneladas de carga útil e oferece a opção de transportar carga a granel ou, no modo Unit Load Device (ULD), com cinco paletes de 88” x 108” ou até sete contêineres LD3. 

Stefano Bortoli, CEO da ATR, disse: “Todo fabricante se orgulha quando desenvolve e entrega uma aeronave totalmente nova, e dado o ano excepcionalmente desafiador que a indústria e todo o mundo enfrentaram, entregando à FedEx Express este primeiro ATR 72-600F é um momento emocionante e gratificante para toda a nossa equipe aqui na ATR. Os cargueiros desempenham um papel importante no fornecimento de conectividade essencial entre as economias em todo o mundo e os aspectos exclusivos de nosso cargueiro moderno projetado para esse fim significam que ele proporcionará benefícios operacionais às empresas que os integram em sua frota.

A FedEx não é estranha à ATR, com mais de 40 turboélices em sua frota. Como parte do compromisso da FedEx Express com a circularidade, as duas aeronaves que estão sendo substituídas pelos novos ATRs serão doadas ao aeroporto de Madri, onde serão usadas para treinamento de bombeiros. Estes serão os aviões 97 e 98 que a FedEx doou ao final de seu serviço na frota.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias