FedEx voa hoje com panda Bei Bei em avião especial, acompanhe no radar

Um avião da FedEx fará hoje um voo especial de mais de 15 horas dos EUA para a China. Sua carga: um panda gigante e muitos bambus.

Fedex 777F Panda Bei Bei 2019
Avião que transportará o panda

Bei Bei, o panda gigante, está deixando o Zoológico Nacional do Smithsonian em Washington, nos Estados Unidos, para a China nessa terça-feira, 19 de novembro. Todos os filhotes de panda no Zoológico Nacional se mudam para a China aos 4 anos de idade, como parte de um acordo com a Associação de Conservação da Vida Selvagem da China.

E como o Bei Bei chegará ao Santuário Panda da Bifengxia na China? Despachado em um voo no FedEx Panda Express, um avião Boeing 777F com decalque personalizado, que partirá do Aeroporto Internacional de Dulles.

Certamente, um panda gigante é mais complicado de entregar do que o pacote padrão. Mas a FedEx tem experiência em voar com pandas gigantes, incluindo os da árvore genealógica de Bei Bei. A empresa transportou os pais de Bei Bei para os EUA em 2000, seu irmão mais velho para a China em 2010 e sua irmã mais velha Bao Bao para a China em 2017.

A viagem de Bei Bei será a oitava vez que o FedEx Panda Express entregará um panda gigante. A entrega faz parte da iniciativa “Delivering for Good” na FedEx Cares, a plataforma global de doações de caridade da gigante da logística baseada em Memphis.

Apesar da disputa comercial EUA-China e seus efeitos sobre a FedEx, o comandante do Panda Express, John Hunt, disse que transportar Bei Bei está “além de qualquer conflito ou desafio político” que os países estão enfrentando hoje. A cooperação entre pessoas de ambos os países mostra um interesse comum pelas espécies de pandas gigantes e sua conservação, disse ele.

Como a FedEx está planejando a viagem

O departamento de fretamentos da FedEx está operando sob a mesma estrutura utilizada durante o voo com Bao Bao, disse Dave Lange, diretor administrativo do departamento. “Estamos executando praticamente o mesmo processo e lista de verificação, porque funcionou muito bem para nós da última vez”, disse ele.

O departamento de fretamentos da FedEx planeja e executa voos fora do serviço regular da FedEx, como naqueles casos que fornecem suprimentos para comunidades atingidas por desastres ou no transporte de animais vivos como Bei Bei.

Panda Bei Bei Smithsonian’s National Zoo
Imagem: Smithsonian’s National Zoo

A equipe de Lange planeja a viagem a Bei Bei desde o início de outubro, uma antecedência bem-vinda depois dos apenas nove dias para organizar o voo FedEx Panda Express de 2010, disse ele. Lange estima que mais de 100 pessoas estejam ajudando a montar o voo de Bei Bei.

Entre os preparativos, a FedEx está recebendo autorização para seu avião e tripulação pousarem no aeroporto de Chengdu, na China, já que a FedEx não tem operações regulares lá. A FedEx recebeu ontem a confirmação de seu horário de chegada em Chengdu, e ao final desta matéria você verá como acompanhar o voo em tempo real no radar.

“O Boeing 777F nos dá a flexibilidade de voar de Dulles direto para Chengdu”, disse ele. “Esse é realmente o único avião da frota que pode fazer isso.”

Nos EUA, o Aeroporto Internacional de Dulles normalmente não lida com aeronaves 777F, o que significa mais tempo para coordenar essa partida em particular, disse Lange. A equipe da FedEx realizou testes no zoológico e em Dulles algumas semanas atrás para ver como se sairiam.

Além disso, há a atenção pública adicional (e a papelada) que vem com o transporte de um animal vivo amado, disse Lange.

“Nos voos dos pandas, eles têm muita atenção interna e externamente por causa do tipo de viagem que são”, disse ele. “Isso adiciona uma dimensão extra ao planejamento e execução de como montamos esses voos”.

Mantendo Bei Bei confortável a bordo

Bei Bei também está se preparando para a jornada à frente. Os guardiões o acostumarão à sua caixa de viagem, fazendo com que ele caminhe pela caixa e passe momentos nela com a porta fechada, de acordo com o Zoológico Nacional.

O zoológico diz que o caixote é do mesmo tamanho que o usado por Bao Bao em 2017, que tinha 1,4 metro de largura por 1,9 metro de comprimento e 1,27 metro de altura.

Caixa Transporte panda Bao Bao 2017
Caixa usada em 2017 – Imagem: Jim Lo Scalzo, European Pressphoto Agency

Na data de partida, Bei Bei viajará para o aeroporto através de “uma caravana bastante sofisticada”, disse Lange, e será colocado no FedEx Panda Express junto com 30 kg de bambu e outros suprimentos necessários.

Um veterinário acompanhará Bei Bei em seu voo sem escalas para Chengdu, monitorando-o e fornecendo-lhe alimentos como maçãs, cenouras e batatas-doces, de acordo com o zoológico. Um mestre de carga da FedEx auxiliará o veterinário e demais pessoas à medida que elas se movimentarem para verificar Bei Bei durante o voo.

O comandante Hunt disse que depois de fazer decolagem “cautelosa” e de subir o avião até a altitude de cruzeiro, haverá uma oportunidade para ele sair do cockpit e apreciar Bei Bei e a importante troca EUA-China.

“Certamente é diferente de um frete normal”, disse Hunt sobre Bei Bei.

Decalque especial e acompanhamento no radar

Sempre que a FedEx realiza o transporte especial dos pandas, a aeronave responsável pela viagem é adesivada com um decalque exclusivo. A companhia aérea cargueira divulgou no último sábado um vídeo mostrando a aplicação da imagem do panda na fuselagem do gigante Boeing 777F:

Durante o voo que levará Bei Bei dos Estados Unidos até a China, a aeronave poderá ser acompanhada em tempo real pelo radar. O voo será o FX9759, e tem previsão de decolar às 14:15 (horário de Brasília).

Serão pouco mais de 15 horas de viagem, portanto será possível acompanha-lo da tarde de hoje até a madrugada da quarta-feira. Você poderá escolher ver pelo FlightRadar24 (clique aqui) ou pelo FlightAware (clique aqui).

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Comandante Sully, o herói do rio Hudson, assume importante cargo na...

0
O Senado americano confirmou, na semana passada, o piloto Chesley "Sully" Sullenberger como seu embaixador na Organização