Fica pronto o primeiro avião MC-21 com asa de materiais compostos feitos na Rússia

Imagem: United Aircraft Corporation

A Irkut Corporation (parte da United Aircraft Corporation da Rostec State Corporation) concluiu a construção da primeira aeronave MC-21-300 com uma asa de material composto polimérico de fabricação russa.

Na última segunda-feira, dia 29 de novembro de 2021, a aeronave foi transferida da oficina de montagem final na Irkutsk Aviation Plant da Irkut Corporation para a divisão de teste de voo.

Os especialistas da fábrica e empresas relacionadas devem agora realizar o programa de verificações de solo da aeronave e seus sistemas, a fim de prepará-la para seu primeiro voo.

O desenvolvimento e a produção de materiais compostos de polímero desenvolvidos na própria Rússia para as asas do MC-21 foram iniciados após a imposição de restrições comerciais contra o Aerocomposit pelos EUA em setembro de 2018.

A participação dos compósitos no projeto do MС-21 é de cerca de 40% – um número recorde para aeronaves de médio alcance. Os materiais domésticos para as estruturas de suporte de carga compostas foram desenvolvidos com a participação de cientistas da Universidade Estadual de Moscou e empresas da Rosatom.

Os painéis externos e a seção central da asa da aeronave MC-21-300 são produzidos pela empresa “AeroComposit-Ulyanovsk”. A tecnologia russa patenteada de infusão a vácuo é aplicada para a produção das asas.

Informações da United Aircraft Corporation

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

ANAC fará webinário para explicar sobre as atualizações no Portal Único de...

0
Na ocasião, a agência vai destacar a incorporação do formulário completo para reporte de fauna, melhorias na experiência do usuário com um