Ficam prontas as peças do protótipo da nova ponta de asa tripla Trinitair

Fotomontagem sobre imagem de Pedro Aragão / CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia

Em maio deste ano, vimos que um novo tipo de dispositivo de ponta de asa para aviões comerciais, com formato triplo, estava sendo desenvolvido pela empresa alemã APC (The Aircraft Performance Company GmbH) e que esta havia fechado parceria com a companhia aérea portuguesa HiFly para utilizar um Airbus A330 para os testes do projeto.

Agora, neste mês de outubro, a empresa traz atualização sobre o andamento de sua empreitada, que tem a perspectiva de reduzir o consumo de combustível dos aviões ao melhorar a perda de eficiência causada pelo arrasto induzido nas pontas das asas.

A APC apresenta imagens do primeiro dos “dedos”, como são chamados pela empresa cada um dos três segmentos que compõem o dispositivo nomeado de “TRINITAIR”.

“A eficiência e função de nosso winglet é baseada em sua estrutura de três dedos. Esse é o molde de espuma aspirada e de perfuração para a superfície de cima do primeiro dedo do winglet”, descreve a empresa junto à imagem a seguir:

Imagem: APC

Depois, outra imagem, como você vê a seguir, já mostra toda a estrutura interna do referido dedo montada e uma das superfícies presa a ela:

Imagem: APC

“Faça as aeronaves voarem com mais eficiência – incluindo aquelas que já estão em serviço: Com essa visão de nossos dois fundadores da APC em mente, nossos engenheiros passaram os últimos cinco anos desenvolvendo a ponta de asa inovadora TRINITAIR, destinada a reduzir o arrasto induzido durante o voo”, declara a APC em sua página.

Embora projetado especificamente para o mercado de pós-venda, a empresa destaca que os projetos de aeronaves do futuro também podem se beneficiar dessa tecnologia. TRINITAIR substitui winglets facilmente existentes por simples retrofitting, com isso habilitando aeronaves já em serviço para reduzir seu consumo de combustível.

“Com os parceiros CTC e Deharde, produzimos as peças individuais para o primeiro protótipo do TRINITAIR e a montagem final é o próximo passo. Os testes de voo de engenharia serão conduzidos em um Airbus A330 junto com nosso parceiro Hifly. Estamos orgulhosos de apresentar alguns insights sobre nosso progresso atual e fazer parte desta cooperação exemplar de empresas aeroespaciais na área metropolitana de Hamburgo”, finaliza a APC.

Um vídeo apresentado alguns meses atrás pela empresa mostra os testes feitos em túnel de vento para validar o conceito antes da construção deste protótipo que em breve será testado em voo. Veja a seguir as imagens:

Apesar dos avanços na montagem do protótipo, a APC ainda não apresentou uma previsão de quando deverá iniciar os testes em voo.

Com informações da APC

https://aeroin.net/wingtip-com-tres-pontas-sera-testado-em-a330-da-empresa-portuguesa-hi-fly/

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em parceria com a BH Airport e o Instituto CCR, mais de...

0
A iniciativa visa promover a inclusão produtiva e educacional de 100 mil jovens em situação de vulnerabilidade social até o primeiro semestre