FIDAE 2018 consolida-se como a mais importante feira aeronáutica da América Latina

Em sua 20ª edição, a FIDAE consolidou-se como a maior e mais importante feira aeronáutica da América Latina e a quinta do mundo. Neste ano cerca de 533 expositores de 59 países participaram da feira. Entre os dias 3 e 8 de abril, mais de 123 mil pessoas passaram pelos pavilhões e assistiram as apresentações da feira, e o Brasil se destacou mais uma vez com um pavilhão exclusivo, sendo um dos maiores da feira.




A FIDAE é considerada o primeiro passo para a conquista de exportações de produtos e serviços relacionados a defesa no mercado da América do Sul. Dentre as áreas potenciais para negócios estão: radares, armas não letais, aeronaves de treinamento, sistemas de simulação, proteção cibernética, mísseis, aviação militar, embarcações de patrulha e veículos blindados, entre outros.




A feira é um dos principais destinos para aqueles que desejam investir em negócios de Defesa e Segurança. Com mais de 35 anos de existência, o evento reúne expositores e possíveis parceiros em potencial, vindos dos cinco continentes. Estreitar o contato com tais empresas e representantes governamentais é o grande objetivo dos empresários brasileiros.




 
O Brasil em destaque

Dentre as empresas brasileiras participantes estão desde o BNDES – que apresenta as principais ferramentas de apoio à exportação -, até dezenas de pequenos e médios negócios, que aliás são foco atual da ABIMDE – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa.

A gigante EMBRAER apresentou pela primeira vez na FIDAE seu novo avião de transporte multi-missão de médio porte KC-390. Durante os dias que esteve presente na feira a aeronave foi um dos maiores destaques, com demonstração estática, apresentações aéreas e, para o delírio de todos, com um voos em formação com os A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça.

A mídia especializada e autoridades foram convidadas para um voo de demonstração, com duração de cinquenta minutos sobrevoando a Cordilheira dos Andes. O primeiro protótipo do KC-390, prefixo PT-ZNF, demonstrou ser uma aeronave muito eficiente e de fácil adaptação para diversas missões militares e humanitárias. Os quarenta convidados foram acomodados em assentos laterais padrão militar para paraquedistas. Como a aeronave não estava com o revestimento acústico instalado, foram distribuídos protetores auriculares para abafar o barulho dos motores. Ainda assim foi possível manter uma boa conversa a bordo mesmo sem os devidos preparos acústicos.

Durante o voo tivemos a oportunidade de visitar a cabine de comando e apreciar a vista privilegiada dos Comandantes e o moderníssimo sistema de aviônica instado Pro Line Fusion da Rockwell Collins. No fim da tarde tocamos o solo da pista 17L da Base Aérea de Pudahuel, onde estava sendo realizada a FIDAE. O KC-390 já acumulou mais de 1600 horas de voo e no segundo semestre deste ano deverá ser entregue à Força Aérea Brasileira.




A empresa brasileira também apresentou o A-29 Super Tucano das Forças Aéreas do Brasil e do Chile. A Esquadrilha da Fumaça realizava duas apresentações diariamente durante os seis dias da feira. O A-29 Super Tucano é um dos maiores sucessos de vendas da Embraer militar, e atualmente opera em 14 Forças Aéreas em todo o mundo incluindo os Estados Unidos.




A Airbus se destacou como o maior expositor da feira

A fabricante européia Airbus apresentou seus mais recentes produtos, serviços e inovações para os mercados de aeronaves comerciais, defesa, espaço e helicópteros. Entre as aeronaves expostas a Airbus trouxe pela segunda vez o A350-900. O modelo ficou em exibição estática e participou de demonstrações aéreas junto com o A400M da Força Aérea Espanhola, que pertence à nova geração de aviões militares. A aeronave multi-missão fez um voo de demonstração e performance para autoridades e jornalistas sobre a Cordilheira dos Andes, uma experiência incrível ao qual tivemos a comprovação da sua eficiência e desempenho.







Durante as conferências a Airbus exibiu sua oferta de satélites, apresentando uma maquete do AstroBus-S, um satélite compacto de alta performance que foi a base do Peru SAT-1, satélite peruano construído em um prazo de menos de dois anos e lançado com sucesso em setembro de 2016. A empresa demonstrou a todos o quanto está otimista e confiante no mercado Latino Americano.

O fabricante europeu também apresentou números e dados que demonstravam o crescimento das companhias aéreas, aeronaves executivas e militares nos próximos anos. No fim das apresentações os jornalistas foram convidados para visitas técnicas às aeronaves que estavam expostas na feira: A400M, A350-900, A320neo da Latam – que foi o primeiro da série a ser entregue nas Américas – e o C295 de transporte e missão da Força Aérea Mexicana (SEDENA).




A Airbus Helicopters levou pela primeira vez à FIDAE o helicóptero H145 que foi entregue à operadora chilena Ecocopter, tornando-se o primeiro de seu tipo em serviço no país. A fabricante também exibiu uma ampla gama de produtos já em operação, desde os monomotores leves H125 e H130, passando pelo médio H155, até os bimotores leves H135 e H145. A aeronave Super Puma H215M do Exército e Marinha Chilena realizou exibições aéreas.




Boeing 737MAX faz sua estréia na FIDAE 2018

A fabricante norte-americana teve uma participação muito positiva na edição da FIDAE deste ano. A divisão militar foi representada pelas aeronaves KC-10, C-17 e KC-137 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), e o lado comercial representado pelo moderníssimo Boeing 737-8 MAX nas cores da Aerolíneas Argentinas, que ficou em exibição estática aberto para visitação do público. Durante o evento a Boeing também apresentou suas aeronaves comerciais, plataformas de elevação vertical, sistemas aéreos não tripulados, sistemas de satélite e comunicações avançadas, e soluções de sustentação.

Leonardo exibiu helicoptéro AW-139 e o cargueiro C-27J Spartan da Força Aérea Peruana.

A fabricante italiana Leonardo apresentou o helicoptéro AW139 dos Carabineros do Chile, a polícia militar nacional chilena. E demonstrou em exibição estática e performance em voo o cargueiro tático C-27J Spartan.

Também foram expostos os helicópteros AW101 Merlin e AW119Kx Koala. A companhia também anunciou que irá abrir um novo escritório em Santiago, para suporte aos helicópteros AW119, AW109, AW139 e W-3A Sokol que operam no país andino.




A norte-americana Erickson Air-Crane apresentou na Fidae o maior e super eficaz helicóptero Sikorsky S-64, que realizou voos de performance e despejou água simulando combate a incêndio.

Bell apresenta helicópteros multi-missões na FIDAE

A fabricante americana de helicópteros Bell esteve novamente na FIDAE, mas desta vez com uma gama maior de helicópteros para todo tipo de missões. Durante a feira foram apresentados o bimotor Bell 429 e o Bell 412EPI, o último membro da lendária série Huey da Bell.

O Bell 505 Jet Ranger X, o mais novo membro da consagrada família JetRanger, esteve pela primeira vez na feira. O modelo monoturbina foi projetado do zero pela empresa e é considerado o modelo mais leve da sua categoria.

Aviação executiva também teve destaque na vigésima edição da feira

Com o titulo de maior e mais importante feira aeronáutica da America Latina, a FIDAE se destaca por apresentar um pouco de cada um dos seguimento aeronáutico, seja no setor aeroespacial, tecnológico, militar, comercial e também executivo. Neste ano as principais indústrias aeronáuticas do setor apresentaram seus produtos, confiantes no crescimento e potencial do mercado latino americano. A francesa Dassault Falcon exibiu pela primeira vez na feira o Falcon 2000LXS, que esteve acompanhado pelo Falcon 900EX, marcando o debut da Dassault na feira.




A americana Gulfstream Aerospace apresentou o G650ER (Extended Range), considerado um dos melhores jatos executivos de sua categoria, que junto com o G650 acumulam mais de 55 recordes mundiais.

Do outro lado do mundo para a FIDAE, a Honda levou pela primeira vez à feira a aeronave HA-420 HondaJet, que recebeu a certificação das autoridades aeronáuticas da Argentina e do Panamá, onde o jato deverá ser entregue aos primeiros clientes latino-americanos. O HondaJet foi o jato leve com o maior número de entregas em 2017, somando 43 unidades, e também quebrou 13 recordes de velocidade.

O mockup do Gripen NG da sueca SAAB, caça multifuncional adquirido pela Brasileira (FAB), esteve mais uma vez na FIDAE. O mockup em tamanho real recebeu centenas de visitantes que puderam sentar na cabine de comando.

Força Aérea dos Estados Unidos rouba a cena e vira uma das maiores atrações da feira

Celebrando a vigésima edição da Fidae, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) mandou representantes de peso à maior feira aeronáutica da América Latina.

Um dia antes da feira começar, às 12h05, a torre de controle recebe o chamado de uma aeronave que não aparece no radar, com o calsing CHAOS 43. A aeronave, misteriosa até aquele presente momento, pedia autorização para fazer uma passagem baixa entrando pela cabeceira 17L, curvando e pousando em seguida pela 35R. Alguns minutos depois se avistava uma aeronave bem diferente do que estávamos acostumados a ver normalmente pelos céus.

Um avião de asas longas que aproximava-se deixando um rastro emitido por oito motores a jato, uma inconfundível assinatura do lendário bombardeiro estratégico subsônico de longo raio de ação. Uma lenda de sessenta e seis anos de história, o senhor das guerras B-52 Stratofortress, que pousou pela primeira vez em um país sulamericano. Ver o B-52 de perto era o sonho de muitas pessoas que estiveram presentes na FIDAE deste ano.




Além do B-52 a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) enviou o Lockheed Martin F-22 Raptor, o primeiro caça de 5ª geração, incorporando tecnologias stealth, deixando o avião virtualmente invisível ao radar. O Raptor realizou duas apresentações diárias durante a feira, e cada manobra e passagem baixa levava o público ao delírio.

Outra aeronave que fez sua estréia na feira foi o segundo caça mais poderoso do mundo, o Lockheed Martin F-35 Lightning II, fazendo exibição estática. Considerado a arma mais cara de toda história da humanidade, com um custo total do projeto de $406 bilhões de dólares, o caça stealth será utilizado por 11 nações pelo globo.




A USAF também enviou suas aeronaves de transporte militar e abastecimento, como o C-17 Globemaster III, KDC-10, KC135 Stratotanker e o Lockheed C-130 Hércules, que estiveram abertos para visitação do público.




A FIDAE acontece a cada dois anos na Base Aérea de Pudahuel, junto ao Aeroporto Internacional de Santiago, e a próxima edição jÁ TEM DATA DEFINIDA. Será realizada de 31 de março a 5 de abril de 2020.




 
Fotos: Pablo Gutierrez, Ícaro Roberto, Rafael Borba e Luis Alberto Neves.
 

Veja outras histórias