Filmado o momento em que avião-bombeiro voou direto a uma montanha na Turquia

Foto: Governo Russo

Um avião de combate a incêndios Beriev Be-200, ligado à Diretoria Geral de Florestas da Turquia, caiu na província de Kahramanmaras, no sul do país, no sábado (14), matando todas as oito pessoas a bordo. 

O contato foi perdido com o avião, que havia sido alugado da Rússia para ajudar os esforços da Turquia para conter um incêndio florestal, disse o governador Omer Faruk Coskun à agência estatal Anadolu. Um grande número de equipes de busca e resgate foi enviado para a região, acrescentou Coskun.

Falando em uma entrevista coletiva, o Ministro de Florestas e Agricultura da Turquia, Bekir Pakdemirli, disse: “Gostaria de expressar com pesar que perdemos oito de nossos colegas, três dos quais eram de nacionalidade turca”. Ele acrescentou que as investigações estão em andamento e que mais detalhes serão fornecidos posteriormente.

O acidente foi gravado por uma pessoa na região e compartilhado pela AFP:

Em uma declaração separada, o Ministério da Defesa russo confirmou que o avião anfíbio Be-200 caiu após uma missão de combate a incêndios. Todos os cinco soldados russos e três turcos a bordo do avião morreram no acidente, disse o comunicado. Uma comissão especial do Ministério da Defesa russo, bem como funcionários da embaixada russa na Turquia, estão se dirigindo ao local para a investigação.

O avião foi enviado à Turquia em 8 de julho para ajudar o país a combater os incêndios florestais. O Be-200 foi projetado especificamente para combate a incêndios, inclusive em áreas remotas, podendo transportar 12 toneladas de água.

O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse estar “profundamente entristecido” pela perda da tripulação turca e russa no trágico acidente de avião. “Seus sacrifícios heróicos não serão esquecidos!”, concluiu.

O presidente russo, Vladimir Putin, também ofereceu suas condolências à Turquia pela perda de vidas em um telegrama dirigido ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias