Finalmente, Boeing volta a entregar um 787 Dreamliner depois de meses

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Boeing colocou um fim em mais uma de suas crises ao voltar a entregar um 787 Dreamliner para uma companhia aérea, depois de meses de atraso devido a falhas estruturais em sua aeronave.

Avião Boeing 787-9 Dreamliner United Airlines
Imagem: Eric Salard / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Assim como havíamos anunciado aqui no AEROIN, rumores apontavam que a Boeing voltaria com as entregas de seu mais moderno widebody ainda essa semana, possivelmente colocando um fim em sua crise com o Dreamliner, iniciada após a detecção de várias falhas estruturais.

As informações reveladas por pessoas próximas à Boeing se confirmaram ontem, dia 26 de março, quando a empresa entregou seu primeiro Dreamliner desde outubro, em cerca de cinco meses de pausa. A entrega do 787 foi feita para a United Airlines, enquanto a fabricante ainda segue inspecionando suas aeronaves para descobrir se não há novas falhas estruturais.

Segundo a Bloomberg, a United recebeu um exemplar da variante 787-9 e na próxima segunda-feira irá receber outra aeronave. O primeiro jato recebido voou hoje para Charleston, na Carolina do Sul. Entregas adicionais para a companhia ainda não foram programadas.

Boeing 787-9 United Airlines
Imagem: Mark Harkin / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Em uma mensagem aos seus colaboradores, Lane Ballard, que chefia o programa Dreamliner da Boeing, confirmou a volta das entregas:

“Hoje, retomamos as entregas de 787 após vários meses de rigorosa análise de engenharia, inspeção e retrabalho conforme necessário para garantir que cada avião que entregamos atenda a todos os requisitos regulamentares.”

Com mais de 80 Dreamliners armazenados, a Boeing quebra o jejum de 5 meses sem entregas. Depois dos problemas que deixaram o 737 MAX no solo por 20 meses, seguido da detecção de falhas em seus 787 e a pandemia global, a empresa esteve à mercê de grandes dívidas e prejuízos, e agora lentamente a Boeing vem se recuperando.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias