Finnair conclui o voo comercial mais curto já feito com um avião Airbus A350

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

avião Airbus A350 Finnair
A350 da companhia finlandesa Finnair

O cenário atual, com toda essa crise pandêmica de fundo, tem obrigado as empresas do setor aéreo a tomarem decisões duras, guinadas drásticas e, certas vezes, até curiosas. Foi assim no dia 7 de abril, quando uma aeronave do modelo Airbus A350-900 XWB, a mais moderna da fabricante europeia, fez seu mais curto voo comercia.

A façanha foi concluída pela companhia aérea finlandesa Finnair, que voou um de seus Airbus A350 com registro OH-LWL de Helsinque para Tallinn, num voo de apenas 21 minutos. Segundo registro do FlightRadar24, o avião decolou da capital da Finlândia às 15h29 locais. Fez seu taxi em 12 minutos para decolar e, 6 minutos depois, atingir sua altitude de cruzeiro de 13.000 pés (~4.000 metros).

No total foram mínimos 2 minutos de voo de cruzeiro antes de iniciar a descida. Os próximos 13 minutos foram dedicados à aproximação e pouso na capital da Estônia. Após o pouso, em mais 6 minutos, o avião chegou à sua posição de parada.

Fizemos questão de destacar os tempos de cada movimento para fazermos uma comparação curiosa. No total, foram 21 minutos de voo para percorrer os 100 km que distanciam as duas cidades, contra 18 minutos de movimentações de solo. Tudo isso para um avião que leva mais de 300 pessoas.

Imagem do FlightRadar24 mostra o tempo de voo

Por que o voo foi realizado?

O serviço pouco usual, que também é o menor voo comercial já registrado para uma aeronave A350, foi revelado pela própria empresa aérea em um tuíte. Segundo a mensagem no microblog, a empresa afirma que o voo AY8851 teve fins puramente cargueiros e não levava passageiros. Além disso, a companhia destacou que era a primeira vez que um dos seus A350 pousava na capital da Estônia.

Como temos observado, muitas empresas têm realizado voos de carga usando suas aeronaves de passageiros, para tanto, adaptações são feitas no deck principal, onde ficam os assentos, bem como usam totalmente o porão da aeronave (“na barriga”).

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após vários incidentes de incursão em pista, EUA começa a instalar...

0
A FAA planeja implementar o sistema nos primeiros 4 aeroportos até julho de 2024. Vários outros aeroportos o receberão até o final de 2025.