FlightRadar24 sob ataque: aplicativo fica fora do ar e tem instabilidade

A popular plataforma de rastreamento de voos Flightradar24 ficou fora do ar por várias horas ao longo dos últimos três dias e muitos usuários e leitores nos questionaram o que poderia ter ocorrido. De fato, os próprios administradores do aplicativo publicaram notas informando que o servidor foi atingido por um ataque cibernético que impediu o acesso a seus serviços por horas.

Eles dizem que o ataque é o terceiro que a empresa sofre em dois dias. As primeiras tentativas de restaurar o site falharam, com “instabilidade significativa devido aos ataques prolongados”, disse a nota. A comunicação não dá detalhes do que exatamente ocorreu, mas esclarece que os invasores não chegaram aos dados dos usuários.

O site e o aplicativo de celular pareciam estar melhores nessa terça-feira (29) pela manhã, com erros de carregamento intermitentes. Ainda assim, os administradores informam que há muita instabilidade e que, ainda que a ferramenta esteja funcionando, muitos voos podem ainda não ser capturados. Os engenheiros estão trabalhando para resolver com prioridade total, mas não há previsão de normalização.

A plataforma do FlightRadar24 ou FR24 permite que os usuários rastreiem aviões comerciais e particulares ao vivo. Segundo dados levantados no seu site, o FR24 afirma ter cerca de dois milhões de usuários entre indivíduos, profissionais e empresas do setor aéreo e de turismo, além de rastrear 180.000 voos todos os dias. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Conta digital da GOL tem, apenas hoje, campanha de conversão de...

0
Segundo explica a empresa, o cliente pode utilizar o dinheiro da forma que preferir, e a oferta inédita é válida somente durante o dia de