Foi por pouco: primeiro voo do Boeing 777X acaba adiado novamente

Parece que a “maré não está para peixe”, ou o céu não está para avião na região de Seattle, após o segundo adiamento do voo inaugural do Boeing 777X. Houve toda uma preparação, festa na fábrica e o avião chegou a ficar três horas esperando para sair do chão, mas não deu.

777X

A Boeing preparou uma grande festa em Everett, onde fica uma de suas fábricas, para o primeiro voo do Boeing 777X, o maior avião bimotor do mundo e uma das maravilhas da engenharia. No entanto, os fortes ventos na região forçaram a fabricante a adiar novamente o primeiro voo.

Numa operação normal de um avião de carreira, dificilmente os ventos de hoje impediriam que os voos pudessem acontecer. Mas, nesse caso, como estamos falando de uma aeronave nova e em fase de testes, os protocolos são diferentes.

Para começar, as condições climáticas devem estar dentro de um limite, bem como o voo segue parâmetros específicos como, por exemplo, voar com o trem de pouso baixado – algo totalmente fora do comum num voo regular.

Por volta das 15h40 de Brasília, o avião iniciou os motores e taxiou até a cabeceira 34L do Paine Field. Quando estava no ponto de espera da pista, uma chuva torrencial com fortes ventos caiu sobre o aeroporto. Algo como uma hora depois, a chuva passou e o sol apareceu, mas os fortes ventos continuaram, mantendo as condições inadequadas para o voo inaugural.

Qual é o novo horário previsto

Então, o novo horário previsto para o voo de estreia é 10h da manhã deste sábado, 25 de janeiro (15h no horário de Brasília). Algumas imagens da preparação de hoje você vê ao longo dessa matéria.

A Boeing deve seguir com a ideia de transmitir ao vivo pela internet, cujos links estão na história logo abaixo:

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias