Fokker 100 que foi da Avianca vai virar um restaurante Pan Am Experience no Brasil

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Fokker sendo transportado em Brasília

Um jato Fokker 100 envolvido no único incidente mais sério da Avianca Brasil está prestes a ganhar mais um capítulo em sua história, que apontava para um final triste como sucata. Ele está prestes a virar um restaurante com temática da lendária empresa aérea Pan Am.

Muitos se lembrarão desse incidente, quando o Fokker 100 em questão pousou em Brasília mas, por um defeito, acabou arrastando o nariz no chão da pista. Depois disso, ele foi acomodado no hangar que pertenceu à Avianca Brasil e estava à venda havia anos, desde muito antes da Avianca Brasil declarar falência após o fracasso do seu plano de Recuperação Judicial.

Vida nova

Foi assim que, desde 2014 até hoje, a aeronave esteve no hangar que pertenceu à Avianca no aeroporto de Brasília, até conseguir uma nova chance após ser arrematada por um grupo de empresários de Brasília.

Trata-se de um empreendimento que está sendo divulgado pelas redes sociais, inclusive com fotos e vídeos do transporte da aeronave pelas ruas de Brasília rumo ao seu novo lar. Esse grupo de brasilienses almeja dar vida ao Pan Am Experience Brazil, que contemplará uma experiência gastronômica a bordo do saudoso Fokker 100.

Muitos detalhes não foram revelados ainda, mas é esperado que o restaurante a bordo do Fokker fique pronto em seis meses. Apesar da Pan Am nunca ter operado o Fokker 100, será bonito ver esta aeronave clássica nas cores de uma companhia aérea tão lembrada por sua grandeza, mas que sucumbiu ao tempo.

Nas mídias sociais do Pan Am Experience Brazil é possível ver algumas imagens publicadas pelo grupo, que dão um aperitivo do que pode vir por aí em sua experiência totalmente ambientada nos tempos áureos da aviação comercial.

A antiga companhia aérea americana, uma das mais conhecidas e icônicas do mundo, fechou as portas em 1991 mas deixou um legado de padrão de atendimento e serviço, sendo relembrada até os dias de hoje em filmes, séries e experiências como essa.

Fokker 100 Pan Am
Perspectiva artística de um Fokker 100 nas cores da Pan Am – Imagem: Aeroin

O acidente que inutilizou o Fokker

Para relembrar a história, o jato que será o futuro Pan Am Experience Brazil se acidentou em março de 2014, quando procedente de Petrolina não conseguiu baixar o trem de pouso de nariz enquanto pousava em Brasília.

O pouso foi executado com perfeição e ninguém ficou ferido, dando bastante repercussão na época. No relatório final, o Centro de Investigações e Prevenções de Acidentes Aéreos (CENIPA) apontou que um problema na dobradiça da porta do trem de pouso impediu que ele fosse estendido.

Fokker Pan Am

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Embraer E110 cubano, que já voou no Brasil, faz pouso de...

0
Um avião modelo Embraer 110 Bandeirante, da empresa aérea estatal Cuba Aerotaxi (uma divisão da Cubana de Aviación), sofreu um incidente