Força Aérea Brasileira e outras forças realizam exercício na Colômbia

No último dia 26 de agosto, a Força Aérea da Colômbia desenvolveu um “Treinamento de Operações Especiais” no Comando de Combate Aéreo nº 1, em Puerto Salgar, Cundinamarca, que contou com Oficiais Pilotos da Força Aérea Brasileira e um pessoal de Segurança e Defesa de Bases da Força Aérea da Colômbia.

Imagem: Força Aérea Colombiana

Nesta ocasião, os participantes foram treinados em manobras e técnicas de resgate, infiltração e exfiltração em diferentes cenários, a fim de adquirir e realizar uma formação contínua que permita os militares estarem preparados e prontos para responderem a qualquer tipo de missão.

Este treinamento é liderado por homens do Grupo de Operações Especiais Aéreas, instrutores da Escola de Treinamento Militar Aéreo (ESIMA) e instrutores do Comando Aéreo de Combate 5 (CACOM 5), realizado com aeronaves da Força Aérea Colombiana, com o objetivo de desenvolver diferentes capacidades, técnicas, táticas e procedimentos em manobras que requerem altos níveis de concentração, habilidade e perícia.  

Com este exercício, a Instituição consegue manter seus militares treinados para reagir a qualquer tipo de emergência em todo o território nacional, mesmo internacional, ajudando diversos países que passaram por desastres naturais ou situações especiais, colocando em prática as diferentes técnicas de inserção e extração a salvar vidas, bem como proporcionar um alto nível de preparação a outros países da região. 

Imagem: Força Aérea Colombiana

Exercício Cooperación VII e Ángel de Los Andes III

O Exercício Hemisférico de Ajuda Humanitária Cooperação VII e Ángel de Los Andes III, contará com a participação de delegações de 14 países, será realizado na Colômbia de 30 de agosto a 10 de setembro.

O objetivo deste exercício é aprimorar os protocolos e procedimentos operacionais do Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA). Da mesma forma, será realizado um verdadeiro treinamento de operações humanitárias como traslados em massa de pacientes, busca e resgate de pessoas, evacuações aeromédicas, resgate em águas abertas, transporte humanitário de cargas, estudo e operação em pistas remotas, lançamento de cargas de aeronaves e combate a incêndios.

De acordo com nosso parceiro Aviacionline, essas operações serão realizadas em diferentes regiões do país onde serão simulados terremotos e tsunamis, para dar lugar a exercícios cuja principal missão será integrar as capacidades das Forças Aéreas do continente para enfrentar de forma conjunta e eficaz essas emergências.

Os Estados Unidos, Canadá, Chile, Brasil, Honduras, México e República Dominicana, entre outros países, farão parte do treinamento humanitário e aeronaves dos tipos C-130, UH-60, KC-390, Dornier 328, C-208 , Bell 212 e C-295 participarão das operações.

O KC-390 Millennium registrado sob a matrícula FAB2855, partiu da Base Aérea de Boa Vista, na tarde do último dia 28, com destino a cidade de Medellín, na Colômbia. Através do Twitter, a Força Aérea Brasileira publicou imagens antes da partida.

Com informações da Força Aérea da Colômbia

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Delta terá aumento de voos dos Estados Unidos ao Chile e...

0
A Delta informa que adicionará novos voos sazonais nos dois importantes destinos na América do Sul, em resposta ao aumento de demanda por