Início Aviação Militar Força Aérea lança bonito vídeo neste Dia do Aviador, veja as belas...

Força Aérea lança bonito vídeo neste Dia do Aviador, veja as belas cenas

A Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um vídeo em homenagem à sua principal data comemorativa. Apresentado neste sábado, dia 23 de outubro, o produto transmite uma mensagem sobre as conquistas que nasceram do sonho de voar, mostrando a história, trajetória e composição da FAB.

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, avião criado por ele, em 1906, na França.

Veja a seguir o vídeo e, logo abaixo, confira também tudo que ocorreu ontem, 22 de outubro, na cerimônia oficial realizada em Brasília por conta da data comemorativa deste sábado, incluindo sobrevoos de aeronaves como o Embraer KC-390 e o Saab F-39 Gripen.

Com sobrevoos de aeronaves, presença de autoridades civis e militares, foi realizada na sexta-feira (22), a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA).

O evento aconteceu na Base Aérea de Brasília (BABR) e a tropa foi formada por Oficiais e Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR).

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a cerimônia acompanhado do Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; dos Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica; e do Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva, além de diversas outras autoridades.

Durante a cerimônia, a FAB apresentou suas mais novas aeronaves, o KC-390  Millennium, da Aviação de Transporte que cumpre diversas missões, além do F-39 Gripen, o novo avião de caça, em que a primeira unidade está no Brasil, há um ano, para testes. O evento contou, ainda, com as manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou todos os aviadores brasileiros pelo dia. “Hoje tivemos uma formatura bonita, aqui em Brasília, como em todas as nossas Organizações, com a oportunidade de vermos o Gripen voando com quatro F-5 que estão na Força Aérea desde 1975, todos na ala de um KC-390. Ou seja, estamos mostrando essa passagem de bastão, de uma frota antiga para aquela que vai ser a espinhal dorsal da FAB no futuro. Hoje não é apenas o Dia do Aviador da Força Aérea Brasileira, é do aviador civil, militar, aerodesportivo, da Força Aérea, da Marinha, das Polícias”, destaca o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Informações da Força Aérea Brasileira

Sair da versão mobile